Ontem, o baixista Roger Waters e o baterista Nick Mason se reuniram no mesmo palco e promoveram uma mini-reunião do Pink Floyd em Nova York. A ocasião foi por parte da banda tributo de Mason, A Saucerful of Secrets, que toca o material dos primeiros anos do Pink Floyd, e Waters subiu ao palco para cantar Set The Controls for The Heart of The Sun.

O encontro ocorreu ontem, quinta-feira, em Nova York.

A Saucerful of Secrets vem fazendo uma turnê pelos EUA e vem sendo elogiada. Nela, Nick Mason se reúne a outros músicos para tocar o material do início da carreira do Pink Floyd, entre 1967 e 1971, antes da banda atingir o sucesso internacional, quando eram uma celebrada banda underground.

Set The Controls for The Heart of The Sun era uma faixa composta e cantada por Roger Waters no segundo álbum do Pink Floyd, A Saucerful of Secrets (mesmo nome da banda), de 1968, e tem a particularidade de ter a participação do guitarrista original Syd Barrett e o seu substituto, David Gilmour, na mesma gravação. A canção era uma das favoritas do grupo em seu repertório e uma das únicas da primeira fase que sobreviveram ao repertório pós-estrelato do grupo.

Com Mason e Waters no mesmo palco, só faltou o guitarrista David Gilmour para uma reunião completa do Pink Floyd, já que o quarto membro, o tecladista Richard Wright, morreu vítima de um câncer em 2008.

Roger Waters deixou o Pink Floyd em 1985, mas à sua revelia, garantida pela justiça britânica, Gilmour, Wright e Mason continuaram usando o nome até encerrarem as atividades em 1996. O grupo se reuniu parcialmente algumas vezes, mas o quarteto completo se juntou uma única vez, no Live 8, em 2005, quando tocaram quatro canções.

Sem tanto alarde e de surpresa, o trio Waters, Gilmour e Mason se reuniu durante algumas faixas de um show de Waters tocando o álbum The Wall (1979), em 2011, em Londres.

Mason já tinha dito que Waters e Gilmour poderiam tocar com sua banda na turnê. Agora, falta o guitarrista.

Quem sabe o trio remanescente se junta, também? É difícil, mas não custa sonhar.