Um dos maiores guitarristas da história do rock e do blues, Eric Clapton vem flertando com a aposentadoria dos palcos já há alguns anos. Mas para o bem da humanidade, o “deus da guitarra” continua ativo e irá realizar uma mini-turnê nos Estados Unidos, juntamente com o Crossroads Festival, o evento beneficente promovido por ele, que retorna após 6 anos.

Segundo o site oficial do músico – divulgado pela Rolling Stone – Clapton irá realizar três concertos nos Estados Unidos: em San Francisco, Las Vegas e Phoenix, nos dias 11, 13 e 14 de setembro, antecedendo o Crossroads Guitar Festival, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro, em Dallas, onde o guitarrista se apresenta ao lado de Gary Clark Jr., Sherry Crow, James Bay, Joe Walsh, Bonnie Raitts e Tedeschi Trucks Band.

Mandatory Credit: Photo by Richard Isaac/REX/Shutterstock (9745225bv) Eric Clapton British Summer Time Hyde Park Festival Day 3 in London, UK – 08 Jul 2018

Clapton andou se queixando das turnês nos últimos anos, com o desconforto das viagens constantes e tudo piorou quando descobriu estar com uma doença nervosa que estava, inclusive, comprometendo seus movimentos e sua habilidade de tocar. Por isso, tem refreado significativamente sua agenda de shows nos últimos anos, o que se refletiu no Crossroads ter ocorrido pela última vez em 2013.

Em 2019, Clapton reativou um pouco mais sua agenda. Segundo a revista, está realizando uma turnê no Japão este mês, onde inclusive, tocou a versão elétrica de Layla pela primeira vez em seis anos.

A agenda do músico em seu site oficial sinaliza sua tradicional residência no Royal Albert Hall, em Londres, nos dias 13, 15 e 16 de maio; depois, uma mini-turnê pela Europa com 4 datas na Alemanha e Áustria, entre os dias 04 e 10 junho; antes de ir para os EUA.

A Rolling Stone ainda acrescenta que a banda de Clapton segue a tradicional: com Doyle Brandhall II e Paul Carrack nas guitarras, Nathan East no baixo, Paul Stainton nos teclados, Steve Gadd na bateria e Sharon White e Katie Kissoon nos backing vocals.

Eric Clapton nasceu em 1945 e estreou aos 17 anos na banda The Yardbirds, que largou no início do sucesso para ingressar na mais bluseira John Mayall’s The Bluesbreakers, em 1965, onde foi aclamado como “o deus da guitarra”, o guitarrista preferido dos britânicos; e aproveitou a onda para fundar a banda Cream, em 1966, que se tornou um dos maiores sucessos da década de 1960. Ele ainda passou por Blind Faith e Derek and the Dominos antes de encarar sua carreira solo, a partir de 1974, onde conseguiu ainda mais sucesso e aclamação.

Seu álbum mais recente é I Still Do, de 2016.