Uma das fontes mais confiáveis do universo de Star Wars, o site Making Star Wars conseguiu evidências fortes que revelam qual será o duelo final de Star Wars – A Ascensão Skywalker, o filme que irá encerrar a saga.

O HQRock especulou sobre outros aspectos da trama do Episódio IX, que se relacionam com essas novas informações e podem ser vistos clicando aqui.

Claro, as informações do MSW são potenciais spoilers, portanto, só siga adiante se não se importar em saber detalhes da trama antes de assistir ao filme.

Matt Smith em The Crown.

Segundo o MSW, o ator britânico Matt Smith está mesmo no filme e seria, provavelmente, um novo Sith às ordens do Imperador Palpatine. Já se especulou bastante quem ele poderia ser no longa, desde a estreia cinematográfica do Almirante Thrawn (personagem dos livros da saga) até uma versão jovem de Palpatine. Mas o site aposta que não é o caso, mas sim, um aprendiz que o Imperador treinou e que tentará cumprir a agenda do grande vilão.

Snoke.

Aqueles que notarem que isso descumpre a regra do “só pode haver dois” dos Sith (sempre só há um mestre e um aprendiz) estão corretos: o personagem de Smith não é um Sith, assim como também não o é Kylo Ren ou Snoke. Eles são outra coisa. O Supremo Líder Snoke treinou Ren e mais um outro aprendiz, que é o personagem de Smith. E Snoke era uma marionete de Palpatine.

As informações do MSW confirmam aquelas que o HQRock supôs de que Palpatine estará “vivo” como um tipo de versão Sith do Fantasma da Força a qual se elevam os maiores Jedi, como Obi-Wan Kenobi, Yoda e o próprio Luke Skywalker, que após morrer em Os Últimos Jedi (o Episódio VIII) aparecerá no Episódio IX sob essa forma.

A batalha final de A Ascensão Skywalker trará a nova Jedi Rey unindo as forças com Kylo Ren para combater o personagem de Matt Smith, que será possuído pelo “espírito” de Palpatine, quando não se mostrar mais necessário.

Rey e Kylo derrotarão Smith e, então, o espírito de Palpatine pulará para o corpo do antigo pupilo do Supremo Líder Snoke. O Imperador não tem como ocupar o corpo de Rey porque ela nunca foi tentada a ir ao Lado Sombrio da Força, bem diferente de Kylo Ren, que vem trilhando tal caminho desde que abandonou o treinamento de Luke Skywalker e cedeu aos apelos de Snoke.

Isso levaria o duelo final para ser entre Rey e Kylo, com este dominado por Palpatine, mas guardando uma parte de sua consciência – aquela que não fora totalmente dominada pelo Lado Sombrio da Força. Assim, em certo sentido, Kylo Ren voltaria a ser Ben Solo (o filho de Han Solo e Leia Organa) e pediria a Rey que o matasse e o libertasse.

É muito possível que este seja realmente o final de A Ascensão Skywalker até porque tem o apelo de redenção que o HQRock já tinha falado antes. Mesmo que o aspecto metafísico de espírito dominando corpo seja algo estranho à saga, não é também impossível, pois os Jedi não apenas se transformam em Fantasmas da Força, como influenciam as “mentes fracas”.