
Morreu nesta terça-feira, dia 30 de abril, o ator britânico Peter Mayhew, mais famoso por ter vivido o Chewbacca nos filmes de Star Wars. Famoso por sua grande estatura, ele vinha sofrendo de vários problemas de saúde nos últimos anos. A notícia da morte – cuja a causa não foi divulgada – foi anunciada em sua conta no Twitter por sua família.

Nascido em Londres em 19 de maio de 1944, Mayhew não tinha gigantismo, mas chegou à estatura de 2,20 m e trabalhava como auxiliar de enfermagem no setor de radiologia no King’s College Hospital de Londres. Por causa da altura, estreou no cinema em 1976, no filme Simbad and the eye of tiger, na qual interpreta a fera mitológica do minotauro. Na mesma época, atendeu a um chamado para atores muito altos para a produção do primeiro Star Wars, que ocorria em Londres.

O diretor George Lucas inicialmente pensou em David Prowse para o papel de Chewbacca, já que também era muito alto (1,98 m) e era fisioculturista, mas este preferiu fazer Darth Vader, já que os vilões tendem a ser mais marcantes. Mayhew não era um ator na accepção exata da palavra e sua altura era tudo o que precisava era de sua estatura.

Mayhew interpretou Chewbacca na Trilogia Clássica de Star Wars (Uma nova esperança, 1977; O Império Contra-Ataca, 1980; O Retorno de Jedi, 1983) e regressou ao papel para A Vingança de Sith (2005) e para O Despertar da Força (2015). Contudo, neste último, sua saúde já estava muito debilitada e precisou de um dublê para as cenas em que Chewie precisava correr ou se mover rapidamente, na qual foi substituído pelo ator de basquete finlandês Joonas Suotamo, que tem “só” 2,11 m, e desde então, assumiu o papel.

Suotamo vestiu a roupa de pelos de Chewie em Os Últimos Jedi e em Han Solo – Uma História Star Wars, que conta um pouco mais do passado do wookie; e irá regressar também em A Ascensão Skywalker, o último filme da saga, que chega aos cinemas em dezembro deste ano. Para esses outros filme, contudo, Mayhew recebeu o crédito de “consultoria para Chewbacca”.

Mayhew realizou uma cirurgia de reconstrução dos dois joelhos em 2013, o que lhe obrigou a usar bengalas nas gravações de O Despertar da Força. Em 2018, ele fez uma cirurgia na coluna. Não está dito ainda, mas provavelmente, sua morte está relacionada aos problemas de saúde ocasionadas por sua altura avantajada.

Além de Star Wars, Mayhew fez alguns outros poucos trabalhos na TV, inclusive, na série infantil e educativa Black Towers, em 1981, como o Tall Knight, um programa que ainda é bastante popular entre as crianças. Ele também escreveu dois livros infantis anti-bullying sobre a experiência de ser muito alto: My Favorite Giant (2011) e Growing Up Giant (2013).

Peter Mayhew morreu aos 74 anos, há poucos dias de seu aniversário, cercado por sua família, em sua casa, em North Texas, nos Estados Unidos. Ele deixa sua esposa, Angie, e três filhos.
