Poucos dias atrás, o confiável Batman on Film divulgou que a contratação do ator para viver o homem-morcego em The Batman ocorreria esta semana e que um anúncio ocorreria em breve. Não é o que diz Justin Kroll, articulista da ainda mais confiável Variety. Em sua conta no Twitter, o jornalista diz que o roteiro do longa ainda não está pronto e, portanto, as filmagens só ocorrerão em 2020.

Tal afirmação implica que a escolha de um ator não deve ocorrer mesmo tão logo. Afinal, não é “seguro”, em um empreendimento tão complicado como este. Tendo em vista toda novela Bataffleck, a Warner vai querer esperar o roteiro estar 100% finalizado para escolher o ator certo. Ainda mais numa produção que não depende de um grande astro para acontecer, mas se pauta no próprio personagem como seu grande trunfo. Por fim, para o estúdio, a demora em chegar um novo Batman é até vantajosa em alguns aspectos, pois faz o grande público esquecer mais a versão mais recente do cavaleiro das Trevas.

Segundo Justin Kroll, o diretor Matt Reeves ainda está polindo o roteiro. Ele entregou a primeira versão do texto em agosto de 2018 e, desde então, vem fazendo revisões. O procedimento é padrão em Hollywood, pois essas revisões adequam o filme ao seu orçamento, por exemplo, de acordo com a quantidade de locações necessárias, os cenários, a direção de arte etc.

No caso de The Batman, isso se torna ainda mais meticuloso, pois este é o produto mais valioso da Warner e está chamuscado após uma sequência de filmes mal recebidos.

Se as filmagens de The Batman iniciarem no começo de 2020, como sinaliza Kroll, a DC Comics só se deve dar ao trabalho de anunciar o ator escolhido no último trimestre deste ano, e embora seja provável que alguns nomes já tenham sido ouvidos, a seleção mesmo e os testes só devem ocorrer por volta de agosto, ou seja, após o circuito de convenções que poderiam revelar o novo nome.

Com as filmagens no início de 2020 existe a remota possibilidade de The Batman chegar aos cinemas no verão do hemisfério norte de 2021, que é a data esperada até agora. Porém, após a catástrofe de lançamento acelerado de Liga da Justiça, a Warner optou por produções mais relaxadas, o que resultou, por exemplo, em Mulher-Maravilha 1984 ser adiado um ano quase inteiro. Nessa lógica, o cavaleiro das trevas pode chegar só em 2022 mesmo. Então, já terão passado cinco anos (meia década) de sua última incursão nos cinemas.

A menos que a abordagem low-fi de Matt Reeves, que diz querer um filme focado no lado detetive do Batman – o que o livraria de efeitos especiais pesados – permita uma produção mais enxuta e rápida que deixe o lançamento em 2021 mesmo. É possível.