A Netflix divulgou o trailer de Rolling Thunder Revue – A Bob Dylan Story, documentário dirigido por Martin Scorsese que detalha a histórica turnê de Bob Dylan entre 1975 e 1976. Veja o vídeo:

O longa estreia no dia 12 de junho na Netflix e é a segunda vez que Scorsese trabalha com Dylan, já tendo produzido o documentário biográfico No Direction Home, em 2005.

Apesar de conhecido por sua maciça produção cinematográfica, que inclui clássicos como Taxi Driver, Touro Indomável, Os Infiltrados, Gangues de Nova York e O Aviador, Scorsese produz documentários sobre música e rock com alguma frequência, desde The Last Waltz sobre o show de despedida da The Band, em 1975, passando por Rolling Stones – Shine a Light e George Harrison – Living in the Material World, além de No Direction Home.

Rolling Thunder Revue traz depoimentos de algumas pessoas e do próprio Dylan, em sua primeira entrevista filmada em mais de 10 anos! E é composto por cenas de bastidores inéditas filmadas na época.

A Rolling Thunder Revue foi um tipo de turnê caravana na qual Dylan se uniu a inúmeros artistas, como Joni Mitchell, Joan Baez, Patti Smith, Ringo Starr, Roger McGuinn, Rumbin’ Jack Elliot e vários outros, tocando por todo o território dos EUA. Era a primeira grande turnê do músico em 10 anos.

Bob Dylan estreou em disco em 1962 e causou sensação no nicho de mercado da música folk, mas foi aclamado pela crítica e rapidamente foi se tornando um superstar no mesmo quilate de Beatles e Rolling Stones, ainda mais depois que adotou a sonoridade elétrica do rock, em 1965. O sucesso, a fama e a taxa de guru tiveram um alto preço pessoal para Dylan, que em 1966 sofreu um gravíssimo acidente de motocicleta próximo a sua casa em Woodstock, e usou a recuperação como desculpa para cancelar todos os compromissos e se transformar em um recluso, algo que mantém até os dias de hoje.

Embora tenha continuado produtivo, lançando praticamente um disco por ano e ajudando a lançar novos artistas, como a The Band (que havia servido como banda de apoio para ele), Dylan só voltou aos palcos dois anos depois e sua primeira aparição badalada só ocorreu no Festival da Ilha de Wight, em 1969.

A Rolling Thunder Revue manteve um aspecto mambembe, apesar dos grandes nomes envolvidos, e procurava divulgar o álbum Blood on the Tracks (1975), que o músico gravara ao lado da The Band. No meio do percurso, ele gravou e lançou Desire (1976), que fez bastante sucesso com a canção Hurricane.

O filme será acompanhado pelo lançamento da Box Set Rolling Thunder Revue: The 1975 Live Recordings, com 14 CDs ao vivo gravados na turnê. Os discos chegam às lojas (e ao streaming) no dia 07 de junho.