O guitarrista, cantor, compositor e líder do Megadeath, Dave Mustaine, anunciou em suas redes sociais que está com câncer de garganta. A banda – que inclui o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro – está em estúdio gravando seu novo álbum e tinha agendada uma série de shows este ano, que estão sendo cancelados.

Segue a longa nota oficial publicada no Instagram do músico, onde usamos a tradução do Whiplash:

Eu fui diagnosticado com câncer de garganta. É algo a ser respeitado e encarado de frente – mas eu enfrentei obstáculos antes.

Estou sendo acompanhado por meus médicos, e planejamos um tratamento que tem 90% de chance de sucesso. Este tratamento já começou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Infelizmente isso exige que cancelemos a maior parte dos shows deste ano. O Megacruise 2019 vai acontecer e a banda será parte disso de alguma forma. Todas as informações atualizadas serão colocadas no megadeth.com conforme estejam disponíveis. Megadeth voltará à estrada assim que possível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No meio tempo Kiko, David, Dirk e eu estamos em estúdio, trabalhando no sucessor de Dystopia – que eu não aguento esperar que todos ouçam.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agradeço muito a toda a minha equipe – família, médicos, membros da banda, treinadores, e mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Manterei todos informados.

Vejo vocês em breve.

Dave Mustaine

Entre as turnês canceladas está aquele que seria realizada no Brasil, algo já confirmado pela produtora Mercury Concerts (via UOL).

O Megadeath tocaria no Rock In Rio, no dia 04 de outubro, na noite do metal, ao lado de Iron Maiden, Scorpions e Sepultura. Mas também teria a seguinte agenda:

  • 21/09: Rock Fest, em São Paulo;
  • 23/09: Uberlândia (MG);
  • 25/09: Brasília;
  • 28/09: Florianópolis;
  • 01/10: Porto Alegre.

Formado nos EUA, o Megadeath estreou em disco em 1985 e lançou 15 álbuns de estúdio, dentre eles Rust in Peace (1990), Countdown to Extinction (1992), Youthanasia (1994), e voltou aos holofotes com Dystopia (2016).

O grupo é considerado um dos “quatro grandes do thrash metal” ao lado de Metallica, Slayer e Anthrax.