Em 2007 chegou aos cinemas Homem-Aranha 3, dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, fechando o que devia ser a primeira trilogia do herói aracnídeo, iniciada cinco anos antes. O quarto filme nunca aconteceu, mas parece que vai ver a luz do dia… Em quadrinhos! O próprio desenhista e pintor Alex Ross divulgou nas redes sociais mensagens cifradas que dão a entender que ele irá produzir Homem-Aranha 4 numa HQ.

A arte de Ross, que simula efeitos fotográficos e pintura a óleo é sem dúvida muito adequada ao trabalho, que visualmente deve ser muito bom.

Além disso, Ross tem um envolvimento íntimo com a franquia de Sam Raimi. No primeiro filme, o artista atuou como consultor de visual do herói e chegou mesmo a desenvolver artes conceituais para o uniforme, seguindo a lógica cinematográfica de modificar as roupas para padrões mais “realistas” e menos espalhafatosos, porém, a produção preferiu adotar um visual baseado naquele que Ross havia criado para a série Marvels, com uma retratação fiel e realista do uniforme clássico do Homem-Aranha.

Em Homem-Aranha 2, Ross recebeu um tipo de reconhecimento pelo trabalho fazendo as ilustrações usadas na abertura do filme, recapitulando os eventos do primeiro longa.

Homem-Aranha 3 que trazia Peter Parker lutando contra o Homem-Areia, Venom e com Harry Osborn assumindo a herança do pai como Duende Verde, fez uma grande bilheteria, mas desagradou público e crítica que o acusaram de exagerar no humor e ser lotado demais de personagens, vilões e tramas.

Ainda assim, Sam Raimi iniciou as negociações para o quarto filme da franquia e o elenco ficou de prontidão, pois precisavam de um novo contrato. Mas o desgaste gerado pelo produto anterior não passou incólume e Raimi terminou desistindo e se demitiu.

Num tiro no pé desolador, a Sony Pictures decidiu reiniciar a franquia do zero e lançaria O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2, com ambos sendo mal recebidos.

Não se sabe exatamente sobre o que seria Homem-Aranha 4, mas os rumores mais fortes indicavam a presença do Abutre, que terminou aparecendo em Homem-Aranha – De Volta ao Lar; mas é possível que aquele filme também trouxesse o Lagarto e algumas de suas ideias tenham sido usadas em O Espetacular Homem-Aranha.

Alex Ross divulgou primeiro a imagem de um 4 formado por teias e depois uma imagem do aracnídeo com Mary Jane Watson nos braços, e como entregou o jogo com a hashtag Spider-Man 4, terminou por apagar a postagem.

A Marvel Comics não se pronunciou ainda.