O filme Yesterday dirigido por Danny Boyle (e com roteiro de Richard Curtis) foi lançado mês passado e imagina um mundo sem os Beatles e serve como uma grande homenagem àquela que foi a banda mais importante da história. O resultado – algo esperado, é verdade – é o retorno do quarteto de Liverpool às paradas: a Billboard, principal revista de parada de sucessos dos Estados Unidos, lista o grupo em destaque nas vendas esta semana e a coletânea 1, com as canções que chegaram ao 1º lugar da mesma Billboard está no Número 1 da lista de discos não-lançamento.

A lista de Catalog Albuns, com discos que já possuem algum tempo de lançamento, é liderada nesta semana de 13 de julho de 2019 por 1 dos Beatles e a banda ainda aparece na 9ª posição com o álbum Abbey Road, de 1969.

O restante da do Top20 da Catalog é formado por álbuns de artistas como Coloring Book, de Chance the Rapper (2º), Chronicle: The 20 Greatest Hits, do Creedence Clearwater Revival (3º), Legend: The Bes of… de Bob Marley and the Waillers (4º) e Greatest Hits do Queen (5º); além de uma miscelânea de outros artistas, desde clássicos Beach Boys, Journey, Lynyrd Skynyr; Fleetwood Mac, Eagles; contemporâneos, como Guns’n’Roses; e até mais recentes, como Eminem, Image Dragons e Drake.

1 é uma coletânea com 27 canções dos Beatles que chegaram ao primeiro lugar das paradas dos EUA e do Reino Unido e foi lançada em 2000, sendo um enorme sucesso na época.

Além da Catalog, os Beatles aparecem em destaque na lista Top Rock Songs, que coleta as canções de rock mais vendidas. Aqui, os Beatles estão em 9º lugar com Here comes the sun; 12º com Let it be; 14º com Yesterday; 16º com Hey Jude; e 17º com Come together. Ou seja, 5 canções no Top20 (!), sendo os artistas que mais aparecem na parada esta semana, à frente de Image Dragons e Panic! At the Disco, ambos com duas posições cada; este último, inclusive, nas duas primeiras, com Hey, look, ma, I made it e High hopes.

A coleta das canções e discos de maior sucesso pela Billboard contabiliza a venda de discos e o uso em plataformas digitais, como downloads, streamings e vídeos.

Formado por John Lennon (vocais e guitarra), Paul McCartney (vocais e baixo), George Harrison (guitarra e vocais) e Ringo Starr (bateria), os Beatles se formaram em Liverpool, no norte da Inglaterra e estrearam em disco em 1962, rapidamente se tornando a banda de maior sucesso de sua época. Unindo popularidade e qualidade, o grupo se pautou nas composições da dupla Lennon e McCartney para se tornarem os artistas mais influentes do século XX, sendo seminais para todo o movimento do rock dos anos 1960 e além. O disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967) se transformou em uma grande revolução cultural, por seu conteúdo revolucionário à época e grande inovação; mas o conjunto não deitou em berço esplêndido e seguiu com discos importantes, inclusive, o citado Abbey Road (1969), que para muitos é o melhor da banda, ilustrando a grande capacidade do grupo para unir grandes canções e bons arranjos, aliado à emergência de George Harrison como um terceiro grande compositor.

Os Beatles se separaram em 1970 e jamais se reuniram novamente, com seus membros seguindo carreiras solo, todos com sucesso em determinado período. Lennon foi assassinado por um fã com distúrbios mentais em 1980; e Harrison sucumbiu a um câncer em 2001; restando McCartney e Starr como vivos e atuantes.