Atenção! Este post tem GRANDES SPOILERS sobre o final de Vingadores – Ultimato, portanto, se não quer saber detalhes da trama e como o filme acabou, por favor não leia! Você foi avisado.

Marvel Studios’ AVENGERS: ENDGAME..Thanos (Josh Brolin)..Photo: Film Frame..©Marvel Studios 2019

Ainda está aqui? Então, vamos lá!

O jornal USA Today divulgou com exclusividade uma cena deletada de Vingadores – Ultimato e ela traz um momento tocante e uma revelação: a Gamora de 2014 sobreviveu ao estalar de dedos do Homem de Ferro que eliminou Thanos e seu exército.

A cena sairá na versão em DVD, Blu-ray e download digital do filme para vídeo doméstico, que chega em breve.

Veja:

Na cena vemos os heróis se ajoelhando para prestar uma tocante homenagem a Tony Stark durante os últimos suspiros do Homem de Ferro, e podemos ver em destaque Capitão América, Capitã Marvel, Gavião Arqueiro e Pantera Negra. Em seguida, vemos Gamora (a de 2014), mais afastada, apenas observando e saindo de fininho.

Essa é a primeira menção direta de que a personagem sobreviveu ao estalar de dedos do Homem de Ferro, embora no fim do filme, os Guardiões da Galáxia saem em busca dela ao lado de Thor.

Marvel’s Guardians Of The Galaxy Gamora (Zoe Saldana) Ph: Jay Maidment ©Marvel 2014

Para aqueles que ainda estão confusos: a Gamora original, que vemos em Guardiões da Galáxia Vol. 1 e 2 morreu em Vingadores – Guerra Infinita, quando seu pai adotivo, o vilão Thanos, a sacrifica para obter a Joia da Alma em Volmir. De posse das seis joias formando a Manopla do Infinito, Thanos estala os dedos e elimina metade da vida no universo ao fim do filme.

Pela cronologia estabelecida em Ultimato, isso ocorreu em 2018, e cinco anos depois, ou seja, em 2024, os Vingadores conseguem descobrir uma técnica de viajar ao passado para reunir sua própria versão da Manopla do Infinito e desfazer o que Thanos fez.

Assim, Nebula (outra filha adotiva de Thanos e, portanto, irmã adotiva de Gamora) e Máquina de Combate vão ao ano de 2014 (antes dos eventos de Guardiões da Galáxia Vol. 1) para obter a Joia do Poder, mas o fato de existirem duas Nebulas ao mesmo tempo – e o fato dela ser um ciborgue – termina denunciando a presença da dupla. Com isso, Thanos descobre o plano dos Vingadores e usa engenharia reversa para viajar ao futuro (dez anos à frente) e refazer seu próprio plano.

Gamora foi no passado a filha favorita de Thanos e chegou a ser a assassina mais letal do universo, mas com o passar dos anos, sua consciência começou a pesar e ela começou secretamente a pensar em mudar de lado e impedir seu pai. É neste ponto em que ela encontra os Guardiões da Galáxia no primeiro filme e os eventos que transcorrem daí a transformam numa heroína. Trajeto similar ocorre com Nebula, que é uma vilã no primeiro filme, mas ao assistir o caminho de redenção da irmã, também decide se afastar do passado e passar “ao lado dos mocinhos”.

Marvel Studios’ AVENGERS: ENDGAME..Thanos (Josh Brolin)..Photo: Film Frame..©Marvel Studios 2019

Contudo, quando o Thanos de 2014 vai ao futuro leva consigo as versões de Gamora e Nebula antes da conversão de ambas. Na batalha final de Ultimato, a Nebula de 2024 termina matando sua versão maligna, antes mesmo do Homem de Ferro apagar da existência Thanos e todo o seu exército. Embora no fim das contas, a Gamora de 2014 terminou também traindo seu pai e ajudando os Vingadores na batalha final, até agora não estava totalmente claro se ela não tinha sido apagada junto com os demais.

Gamora estando viva abre um grande mote para Guardiões da Galáxia Vol. 3: seus “velhos” amigos tentando recrutá-la tal qual fizeram com sua outra versão. Este com certeza será um dos temas do filme que deverá chegar aos cinemas lá para 2022 ou 2023.