Ontem, a convenção da Disney, D23, confirmou que o ator Ewan McGregor irá reprisar o papel do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi em uma série de TV para o Disney+, o canal de streaming da companhia que é dona da LucasFilm e da saga Star Wars. McGregor subiu ao palco para mostrar que está de volta, mas nenhum detalhe da trama foi revelado. Porém, uma linha do tempo exibida deixa claro que a série se passará após os eventos de Han Solo – Uma História Star Wars.

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi no Episódio III.

Isso quer dizer que a trama mostrará Kenobi em Tattooine por volta de 10 anos Antes da Batalha de Yavin, ou seja, dos eventos mostrados no filme Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, o primeiro criado na saga, em 1977.

Isso deve denotar que veremos, pelo menos de relance, uma versão infantil de Luke Skywalker (por volta dos 10 anos) e é muito provável que o Mestre Jedi irá reencontrar seu velho inimigo, Darth Maul.

Darth Maul.

No final de Han Solo – e aí vem spoilers!!! – descobrimos que Darth Maul é o líder da Aurora Escarlate, o sindicato do crime que movimenta a trama do filme. O Sith tinha aparecido em Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma (de 1999) e após matar o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, termina aparentemente morto por seu padwan (aprendiz), Obi-Wan, que parte o corpo do vilão em dois, com seu sabre de luz.

Obi-Wan, RD-D2, Anakin e Qui-Gon.
Obi-Wan versus Darth Maul no Episódio I.

Porém, os desenhos animados de Star Wars Clone Wars e Rebels – revelaram que Maul sobreviveu, ganhando um implante de pernas biônicas, que é o modo como o personagem aparece brevemente no fim de Solo.

Obi-Wan versus Darth Maul em Rebels.

Os mesmos desenhos também mostram o fim da história: Darth Maul vai a Tattoine depois de descobrir que “o escolhido” de uma velha profecia Jedi estaria no planeta (Luke Skywalker, ainda uma criança), para matá-lo, e é impedido e (definitivamente) morto por Obi-Wan.

É muito provável que a trama da série gire em torno dessa história.

Também há outro episódio no cânone – agora vindo dos quadrinhos – no qual em meio a um episódio de grave seca em Tatooine, um Luke Skywalker de 10 anos de idade tenta peitar o chefão criminoso Jabba The Hut e é protegido por Obi-Wan.

Obi-Wan versus Anakin no Episódio III.

Em termos somente cinematográficos, em Star Wars – Episódio III: A Vingança de Sith, Kenobi é um dos únicos Jedi a sobreviver ao massacre da Ordem 66, liderada por Darth Sidious, que se tornou o Imperador Palpatine, e por Darth Vader, que era o antigo padwan de Obi-Wan, Anakin Skywalker. Como saída, Kenobi e o Mestre Yoda escodem os filhos recém-nascidos de Anakin, Luke e Leia, para terem esperança de salvar a Galáxia no futuro.

Han Solo, Obi-Wan, Luke e Chewbacca à bordo da Millenium Falcon.

20 anos depois, Uma Nova Esperança mostra Luke vivendo como um fazendeiro em Tattoine, criado pelos tios que lhes escondem a verdade de sua origem, enquanto é protegido à distância por Obi-Wan, que vive como um ermitão no deserto.

Alec Guiness como Kenobi no Episódio IV.

Na série clássica, Obi-Wan foi vivido por Alec Guiness, entre 1977 e 1983, enquanto um jovem Ewan McGregor interpretou o personagem nos prelúdios de 1999, 2002 e 2005. Hoje, McGregor tem mais ou menos a mesma idade de Guiness quando viveu a versão madura do personagem.

Apesar da Trilogia Prelúdio ser muito criticada pelos fãs por vários motivos – filmes fracos, trama interessante, mas mal conduzida – sempre houve unanimidade à interpretação de McGregor como o melhor daquela série.

Por fim, a D23 também revelou o primeiro Trailer de The Mandalorian, a primeira série de TV de Star Wars no Disney+. Veja!

The Mandalorian mostrará as aventuras de um caçador de recompensas mandaloriano do título, vivido por Pedro Pascal (de Narcos). A trama se passará alguns anos após os eventos de Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi, ou seja, após o fim da Trilogia Clássica e décadas antes dos eventos dos filmes atuais, a Trilogia Nova.

Na trama, o Império caiu, mas a Nova República ainda tem muito trabalho para instituir sua autoridade nos confins da Galáxia.