Com as filmagens previstas para iniciarem no começo de 2020, The Batman está gradualmente acelerando sua pré-produção e vários novos nomes do elenco começam a ser revelados. Numa série de publicações diferentes, estão surgindo os nomes de Andy Serkis como Alfred Pennyworth, Colin Farrell como Pinguim e Matthew McConaughey como Duas Caras.

A primeira delas veio via Deadline, que disse que Colin Farrell (Alexandre, o Grande; O Passageiro do Futuro; Sem perdão; e Animais Fantásticos e Onde Habitam) está em avançadas negociações para viver Oswald Cobblepott, o Pinguim. Não está fechado nem oficializado, mas o Deadline não é um site de especulações.

É curiosa a escolha de Farrell, pois normalmente associamos o Pinguim a alguém de baixa estatura e acima do peso, e alguns dos atores cotados ao papel estavam dentro dessas características. Tal abordagem seria interessante, inclusive, pela representatividade; porém, o vilão já foi retratado por atores esguios, como é o caso da versão de Gotham.

Pouco tempo depois dessa notícia, o The Wrap também noticiou Farrell e acrescentou que o mordomo e fiel aliado Alfred Pennyworth será vivido por Andy Serkis (conhecido por seu trabalho em captura de movimentos em papeis como o Golum em O Senhor dos Aneis, o King Kong de Peter Jackson e o César de O Planeta dos Macacos; mas também atuando “de cara limpa” como no caso do vilão Ullysses Klawe em Vingadores – Era de Ultron e Pantera Negra; e que não bastasse tudo isso ainda será o diretor de Venom 2).

Curiosamente, não é a primeira vez que o nome de Serkis esteve associado ao filme, já que rumores antigos o colocavam como um dos candidatos ao papel de Pinguim. Serkis colaborou com o diretor Matt Reeves em O Planeta dos Macacos.

Já indo mais para o campo da boataria, o Daily Mirror afirma que Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas e Interstellar) será o Duas Caras. Outros veículos ainda não confirmaram a informação e isso gera dúvidas na veracidade. Apesar disso, o The Wrap até diz que o papel está em negociação, mas não nomeia ninguém.

O Daily Mirror ainda diz que, em The Batman, Harvey Dent será apenas um Promotor de Justiça, com sua transformação no Duas Caras sendo referendada para uma sequência.

O Duas Caras em O Longo Dia das Bruxas.

É algo até possível, tendo em vista que é muito rumorizado que a história O Longo Dias das Bruxas (escrita por Jeph Loeb e desenhada por Tim Sale, lançada em 12 capítulos em 1995) seria a base do filme. Na HQ, vemos Batman criando uma aliança com o (então capitão e futuro Comissário) James Gordon e o Promotor de Justiça Harvey Dent para combater a máfia de Gotham City, ao mesmo tempo em que a cidade fica em pavorosa pelo surgimento de um serial killer que mata em apenas em datas celebrativas (daí ser chamado de Feriado) e cujas as vítimas são justamente ligadas ao crime organizado. A bela trama – uma das melhores histórias do Batman (saiba mais aqui) – serve como um tipo de origem detalhada de como Harvey Dent se torna o Duas Caras.

A trama foi vista – resumida, mas com vários elementos de O Longo Dia das Bruxas – em Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, em 2008, quando o vilão foi vivido por Aaron Eckhart.

Será que é a vez de Matthew McConaughey?

The Batman é dirigido por Matt Reeves, a partir de roteiro dele e de Mattson Tomlin e tem no elenco Robert Pattinson (Bruce Wayne/ Batman), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), Zoe Kravitz (Selina Kyle/ Mulher-Gato) e Paul Dano (Edward Nashton/ Charada). A estreia será em 25 de junho de 2021.