Um dos pontos tristes de Star Wars – A Ascensão Skywalker é o fato da morte da atriz Carrie Fisher. Mas ela estará no filme pelo meio de utilização de filmagens antigas inéditas. Em entrevista ao Yahoo!, o irmão dela, Bill Fisher, revelou que o diretor J.J. Abrams tinha apenas 8 minutos de cena para utilizar.

A intérprete da General Leia Organa faleceu vítima de um ataque cardíaco em dezembro de 2016, enquanto fazia uma turnê de divulgação de sua autobiografia, logo após encerrar as filmagens de Star Wars – Os Últimos Jedi, que foi lançado um ano depois. Com J.J. Abrams retornando ao posto de diretor que ocupou em Star Wars – O Despertar da Força, foi decido inserir Leia no Episódio IX da saga por meio de filmagens não utilizadas deste filme.

Bill Fisher diz que Abrams tinha apenas 8 minutos de gravações com a atriz e usou isso como matriz para colocá-la na trama. Nunca foi especificado como o processo foi realizado, mas provavelmente, o diretor usou velhos truques de edição (e alguma utilização de dublês) para criar alguma narrativa possível que permita fazer algum sentido Leia estar no longa.

É realmente uma pena, pois o irmão da atriz diz na mesma entrevista que o plano original era ter Leia como protagonista (dentre os atores da velha guarda da saga) no Episódio IX, inclusive, com ela mostrando suas habilidades Jedi e usando um sabre de luz! Agora, isso é impossível.

Star Wars (1977) Directed by George Lucas Shown from left: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford

Leia é fundamental ao encerramento da saga não somente por ter sido um dos pilares do trio protagonista – ao lado de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford) – mas porque na nova trilogia de filmes que agora se encerra, a general é a mãe do vilão Kylo Ren, o grande opositor da heroína Rey.

Infelizmente, Leia teve uma participação bastante pequena em O Despertar da Força, aparecendo como a líder da Resistência, mas com pouco tempo de tela, enquanto Han Solo tem mais destaque e é morto pelo próprio filho e Luke, apesar de ser citado o filme inteiro e os protagonistas estarem em seu encalço, aparece por um único segundo na última cena.

Star Wars: The Last Jedi General Leia Photo: Lucasfilm Ltd. © 2017 Lucasfilm Ltd. All Rights Reserved.

Em Os Últimos Jedi, Leia tem uma participação maior, e Luke é um dos protagonistas, mas também morre no final.

Quanto a Leia, no filme, ela tem um bom momento quando a nave em que está é atingida por um disparo e a general é atirada ao vazio do espaço. Mas a vemos pela primeira vez usando seus poderes Jedi para se puxar de volta à espaçonave e ser medicada. Seu estado fica crítico, mas ela se recupera a ponto de presenciar a batalha final de seu irmão e seu filho.

Luke voltará para A Ascensão Skywalker, mas provavelmente, terá uma participação breve, como um Fantasma da Força, ou seja, seu espírito será capaz de se comunicar com Rey e servirá como um tipo de conselheiro.

Já a trama de Leia no Episódio IX é mais obscura. Muitos apostam que a personagem também morrerá, como uma forma de homenagem e explicar sua ausência na maior parte do tempo. Mas haverá algum elemento dramático anterior, pois no trailer ela parece treinar Rey em suas habilidades Jedi. Tendo em vista o arco com Kylo Ren, também deve haver algo relacionado a isso para no filme e os dois personagens ainda não estiveram cara a cara na nova saga.

Star Wars – A Ascensão Skywalker estreia em 20 de dezembro.