Surpreendendo todo mundo, o Marvel Studios anunciou hoje mais 5 filmes em sua Fase 4. Até agora, as datas de estreia do estúdio já somavam 8, das quais uma ainda é um título desconhecido, e agora, se estende. Curiosamente, pelo menos até agora, esses novos longas são tratados ainda como a Fase 4 e não a Fase 5, o que faz com que aquela se prolongue de 2020 até 2023.

Segue abaixo a lista completa de estreias do Marvel Studios para a Fase 4, incluindo os já revelados e os novos:

  • Viúva Negra/ Black Widow – 01 de maio de 2020;
  • Os Eternos/ The Eternals – 06 de novembro de 2020;
  • Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis/ Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings – 12 de fevereiro de 2021;
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura/ Doctor Strange in the Multiverse of Madness – 07 de maio de 2021;
  • Homem-Aranha 3/ Untitled Spider-Man 3 (com a Sony) – 16 de julho de 2021;
  • Thor – Amor e Trovão/ Thor: Love and Thunder – 05 de novembro de 2021;
  • Untitled Marvel Film – 18 de fevereiro 2022;
  • Pantera Negra 2/ Black Panther II – 06 de maio de 2022;
  • Untitled Marvel Film – 29 de julho de 2022;
  • UNTITLED MARVEL FILM – 07 de outubro de 2022 (novo);
  • UNTITLED MARVEL FILM – 17 de fevereiro de 2023 (novo);
  • UNTITLED MARVEL FILM – 05 de maio de 2023 (novo);
  • UNTITLED MARVEL FILM – 28 de julho de 2023 (novo);
  • UNTITLED MARVEL FILM – 03 de novembro de 2023 (novo).

Há várias questões a considerar nesse calendário. Em primeiro lugar, é possível notar como o Marvel Studios vai gradativamente aumentando seu escopo de produção com o passar dos anos. Começa devagar, com apenas dois lançamentos anuais (o que é menos do ritmo atual) e passa a três produções e depois quatro. É um passo necessário para comportar o número cada vez mais crescente de personagens do MCU.

Falando nisso, muita gente aposta que o Quarteto Fantástico – uma das propriedades que a Marvel ganhou com a compra da Fox pela Disney – é uma dessas novas datas e isso é realmente muito provável, pois o filme já chegou a ser anunciado, embora sem uma data de lançamento.

Arte de fã de Mahershala Ali como Blade.

Outro filme anunciado sem data foi Blade, o Caçador de Vampiros, a ser estrelado por Mahershala Ali, com certeza, é um desses.

Filmes que já estão em produção, como Guardiões da Galáxia Vol. 3 e o recentemente confirmado Homem-Formiga 3 também estão na lista. Outro praticamente certo é Capitã Marvel 2, mesmo que não tenha havido notícias sobre ele ainda.

Outro que deve estar no pacote é Deadpool 3, que será a única das propriedades da Fox do Universo Mutante que será, de algum modo, incorporada ao MCU. E esses dias o ator Ryan Reynolds andou pelos escritórios do Marvel Studios, o que sinaliza um movimento nesse sentido.

Falando nisso, Novos Mutantes nem está na lista, mas até segunda ordem, continua no cronograma de lançamentos da Disney para o ano que vem. Sua ausência indica que, ao contrário de Deadpool 3, aquele irá apenas “cumprir tabela”: vão lançar porque foi feito, mas não é nada com o que a Marvel quer se relacionar.

Ainda sobre o mundo dos X-Men, que tal a própria equipe mutante? Estarão os pupilos de Charles Xavier nesta lista? É difícil dizer. O fiasco de Fênix Negra indica que a Marvel não devia ter tanta pressa e deixar a lembrança da equipe – sinalizada em seu elenco, por exemplo – possa descansar um pouco antes de retornar totalmente renovada. Usando cautela e proteção de propriedade, eu apostaria o relançamento dos X-Men lá para 2025, na Fase 5 do MCU, porém, muitas vezes, o capital não tem tanta paciência.

Por fim, alguns sites falam até em um filme dos Vingadores dentro desse novo cronograma, mas sinceramente isso é difícil de apostar. De modo similar aos X-Men, embora por causa inversa, seria esperto da Disney resguardar os maiores heróis da Terra para não saturar a marca.

Porém, é muito provável que enquanto a equipe principal não dá as caras, variantes ocupem seu lugar. Os Jovens Vingadores, Thunderbolts/ Vingadores Sombrios, os Novos Vingadores ou Vingadores Secretos são algumas das equipes que podem aparecer nesse meio tempo. A-Force, o time apenas feminino dos Vingadores é outro candidato fortíssimo.