O diretor James Gunn participou de um Q&A (Perguntas e Respostas) no Instagram – como parte das comemorações das filmagens de O Esquadrão Suicida da DC Comics – e respondeu algumas perguntas sobre Guardiões da Galáxia Vol. 3 e disse que Vingadores – Ultimato não alterou o roteiro da nova aventura dos cuzões espaciais.

A pergunta tem um contexto específico porque Vol. 3 seria um dos primeiros filmes da Fase 4 do Marvel Studios pós-Ultimato, porém, James Gunn chegou a ser despedido do filme pela Disney (empresa-mãe da Marvel) – por causa de uma série de piadas de mau gosto publicadas no Twitter há muitos anos atrás, mas que voltaram à tona por causa de um embate político na rede social – e, embora tenha retornado ao posto (por causa da má reação em Hollywood quanto ao caso), isso atrasou totalmente sua produção. Gunn não estava presente, portanto, nos momentos finais da produção de Ultimato.

Ao ser perguntado se o roteiro dele para o filme mudou após a feitura de Ultimato, Gunn falou:

O roteiro irá mudar porque meus roteiros sempre continuam mudando até o momento que eu os filmo. Mas não irá mudar por causa de nada de Ultimato, porque eu já conhecia aquele roteiro antes de escrever Guardiões 3.

Efetivamente, Gunn participou da feitura de Guerra Infinita e Ultimato. Embora isso não possa ser oficializado, o comentário geral é que o próprio Gunn escreveu todos os diálogos referentes aos personagens dos filmes de Guardiões da Galáxia, como Gamora, Nebula, Star-Lord e Rocket. Assim, o cineasta estava bastante por dentro do que iria acontecer em ambos e o destino de seus personagens pós-Ultimato.

Como todos já devem saber à esta altura, no fim de Ultimato, apesar dos membros dos Guardiões serem trazidos de volta à vida pela inversão do plano de Thanos – e o novo estalar de dedos da Manopla do Infinito – Gamora foi definitivamente morta em Guerra Infinita para que Thanos conseguisse a Joia da Alma e sua versão mais jovem do passado é trazida ao presente e sobrevive aos eventos de Ultimato.

Essa nova Gamora, contudo, não chegou a conhecer os Guardiões da Galáxia ou Peter Quill/ Star-Lord e nem se apaixonou por este, não tendo trilhado o caminho da redenção que vimos nos filmes. Ao fim de Ultimato, os Guardiões se juntam a Thor e partem em uma jornada aparentemente para encontrar a nova Gamora, que fugiu.

James Gunn está filmando O Esquadrão Suicida na DC Comics e isso o manterá ocupado até o início de 2020, portanto, a produção de Guardiões da Galáxia Vol. 3 só deve começar de verdade no fim do ano que vem. Não há uma data de estreia confirmada, mas é bem provável que seja em 2022, talvez na data de 29 de julho, que é uma das datas reservadas pelo Marvel Studios.