Agora que a 20th Century Fox pertence à Disney, o Marvel Studios pode usar os personagens e conceitos do universo dos X-Men e já veremos em breve a incorporação desses elementos. Pelo visto, Falcão e Soldado Invernal, a série de TV que será exibida no Disney+, trará a cidade fictícia de Madripoor, um elemento importante dos quadrinhos mutantes, em especial de Wolverine.

O usuário Luke Hachter divulgou uma imagem de uma locação da série que mostra o que parece ser uma embaixada e o símbolo na parede é a bandeira de Madripoor nas HQs. O Tuite foi compartilhado pelo Geek Power.

Na imagem se vê uma meia lua com a cabeça de um leão, na cor vermelha, que é o símbolo da bandeira de Madripoor.

Nos quadrinhos, Madripoor é uma ilha próxima da Indonésia na qual existe uma flagrante desigualdade social, com uma cidade alta riquíssima e turística e o restante da população em situação de grande miséria. Além disso, existem altíssimos níveis de corrupção e trocas de “favores” entre governo e o crime organizado, de modo que a população vive explorada em grandes favelas enquanto os ricos se fartam como se não houvesse amanhã. Parece bastante o Brasil, para dizer a verdade…

Criada pelo escritor Chris Claremont nas histórias dos Novos Mutantes, em 1985, Madripoor ganhou maiores holofotes nas primeiras histórias solo de Wolverine, a partir de 1988.

Dominada pelo crime organizado, a cidade-ilha foi palco das ações do Tentáculo e da HIDRA, inclusive, chegou a ser governada pela Madame Hidra, uma vilã que surgiu nas aventuras do Capitão América, mas se tornou mais ligada a Wolverine, inclusive, chegando a aparecer no filme Wolverine – Imortal.

Embora a HIDRA tenha sido derrotada nos filmes Capitão América – O Soldado Invernal e Vingadores – Era de Ultron, não está claro qual o status do mundo criminoso após Vingadores – Ultimato. E a presença do Barão Zemo pode ser um caminho para seu retorno. O fato é que há muito o que especular em qual o papel que Madripoor terá na série e no MCU.

E não deixa de ser importante pensar que é o primeiro dos elementos dos X-Men a ser incorporado nos Universo Marvel dos Cinemas (e TV).