Por essa ninguém esperava. Enquanto Star Wars – A Ascensão Skywalker vai bem nas bilheterias, a recepção ao pretenso capítulo final da saga é mista, com elogios e insatisfações. Ciente dos tropeços da franquia nos últimos tempos, a Disney e a LucasFilm estão tomando uma decisão bombástica: segundo o We Got This Covered, o criador George Lucas irá retornar ao comando!

Segundo o site, Lucas foi convidado a retornar a um papel de consultor criativo à franquia, como um tipo de produtor executivo, função que até certo ponto exerceu de modo informal em A Ascensão Skywalker, Han Solo e na série de TV The Mandalorian. Claro, nesses casos foi apenas um tipo de conselheiro, mas agora, assumiria um papel formal e com mais poder, ainda que somente consultivo.

A ideia é que Lucas ajude no desenvolvimento da saga daqui por diante, inclusive, trabalhando ao lado de Kevin Feige – o presidente do Marvel Studios e recém-promovido Diretor de Criação da Marvel Entertainment, empresa que, tal qual a LucasFilm, pertence à Disney – para definir o futuro da franquia.

É um movimento importante, embora também cheio de ressalvas. Ainda que ninguém possa diminuir o papel de criador da saga, Star Wars sempre foi melhor quando Lucas dividiu seu papel de roteirista e diretor com outros criadores, como é exemplar no caso de O Império Contra-Ataca, de 1980. Quando resolveu produzir a segunda trilogia da saga, o prelúdio, a partir de 1999, Lucas decidiu fazer tudo sozinho, e isso gerou uma série fraca de filmes, muito criticada pelos fãs.

Lucas cogitou fazer a terceira trilogia, a atual que se encerra, mas por fim, decidiu vender a LucasFilm para a Disney para que esta fizesse a série sem sua participação.

Contudo, mesmo com alguns acertos, a Disney cometeu uma série de erros no comando da saga, com destaque à recepção algo fria de parte dos velhos fãs à nova trilogia, as severas críticas a Os Últimos Jedi e o fracasso retumbante de Han Solo.

Tudo isso fez a Disney considerar que era necessária uma reordenação da franquia. Todos os planos divulgados para filmes foram cancelados e não há nada oficial sobre os passos seguintes, apenas rumores.

Será que Lucas ajudará a pôr o vagão nos trilhos?