A série de TV do Lanterna Verde que será exibida pela HBO Max mostrará a saga de Hal Jordan contra o vilão Sinestro, mas abrangerá o período de algumas décadas, detalhando a relação de Sinestro com o antecessor de Jordan, Abin Sur, e provavelmente, a queda o antigo membro da Tropa dos Lanternas Verdes para se tornar seu principal inimigo.

Hal Jordan nos quadrinhos. Arte do brasileiro Ivan Reis.

A informação foi dada por Sarah Aubrey, Diretora de Conteúdo da HBO Max, durante uma turnê de conferências à imprensa por parte da Television Critics Association (TCA). Segundo o Deadline, Aubrey disse:

[Lanterna Verde] vai cobrir várias décadas com foco em duas histórias sobre o Lanterna Verde da Terra (…) indo até a história de Sinestro.

Sinestro nos quadrinhos.

A produtora não cita nominalmente Hal Jordan, mas no material fonte, é este Lanterna Verde quem tem fortes ligações com o vilão. Vale lembrar que Lanterna Verde é um cargo que foi ocupado por vários heróis, mas o mais famoso deles é Jordan.

Nos quadrinhos, Hal Jordan é um piloto de testes da Aeronáutica dos EUA que se torna o primeiro terráqueo da história a se tornar membro da Tropa dos Lanternas Verdes, uma força policial intergaláctica. Cada agente usa como arma um anel capaz de manipular uma energia esmeralda poderosíssima, que lhe permite voar, respirar no espaço e forjar objetos e rajadas de energia. Cada Lanterna Verde é responsável por proteger um setor do espaço e o da Terra é o Setor 2814. Quando o protetor de nosso setor, o alienígena Abin Sur é morto em uma missão, seu anel escolhe Jordan como substituto, porque ele não tem medo.

O Lanterna Verde Hal Jordan.

O oficial receptor de Jordan na Tropa é Sinestro, mas este vai gradativamente se desencantando com os rumos tomados pela organização e vai rompendo com ela até o ponto de se tornar seu principal inimigo. Em contrapartida, Jordan se torna um dos maiores Lanternas Verdes da história.

Gardner, Jordan, Stewart e Rayner.

Houve um personagem chamado Lanterna Verde na DC Comics dos anos 1940, porém, sem nenhuma ligação com essa mitologia. Hal Jordan foi criado por John Broome e Gil Kane em 1959, aparecendo na revista Showcase 22, antes de ganhar sua revista solo (Green Lantern, em 1960) e ser um dos fundadores da Liga da Justiça. Nos anos seguintes, surgiram outros heróis terráqueos que serviram como reservas ou substitutos de Jordan na Tropa, como Jon Stewart, Guy Gardner e Kyler Rayner. Mais recentemente, surgiram a latina Jessica Cruz e o mulçumano Simon Baz.

Simon Baz e Jessica Cruz.

Tendo em vista os aspectos de representatividade em Hollywood, é fácil imaginar que a série da HBO Max trará Jordan treinando Stewart (ou Jessica Cruz), enquanto este se inteira da história de sua rivalidade com Sinestro. O aspecto de “décadas” e do Lanterna Verde da Terra citado pela executiva pode indicar que Jordan será retratado como um herói experiente que passa o manto a um mais jovem.

A série será escrita por Greg Berlanti, que foi roteirista do filme Lanterna Verde, de 2011, que foi um fracasso de bilheteria, e é também o principal produtor das séries de TV da DC Comics no canal The CW, como Arrow, The Flash e Supergirl.