O Rock and Roll Hall of Fame divulgou os indicados para serem agraciados em 2020: T-Rex, Depeche Mode, Doobie Brothers, Nine Inch Nails estão representando o rock propriamente dito, somados a Whitney Houston e Notorius BIG. O Hall da Fama premia artistas que tenham relevância e perenidade e só podem ser indicados 25 anos após o lançamento de seu primeiro disco. A escolha é realizada por meio da combinação de uma pré-seleção dos membros da associação, uma votação popular e a escolha final que combina votos dos membros e a consulta popular.

Neste ano uma coisa curiosa ocorreu, pois pela primeira vez houve uma grande discordância entre os indicados finais e a votação popular. A consulta colocou como primeiro colocado The Dave Matthews Band, que não foi indicado, bem como destacou outros nomes igualmente não agraciados, como Soundgarden, Judas Priest e a cantora Pat Benatar.

No que concerne ao rock, os indicados deste ano não são assim tão expressivos do gênero em geral e chama a atenção que outros artistas bem mais relevantes à história do rock não sejam agraciados com a indução, como Iron Maiden, Emerson, Lake & Palmer, Pixies e o Soundgarden.

É por esse tipo de coisa que o Hall da Fama pode até ser badalado como o Oscar, mas tal qual este, é uma premiação essencialmente americana que usa em conta muito mais elementos patrióticos, midiáticos e comerciais do que realmente aspectos artísticos. E como a lista dos laureados deste ano deixa clara, o rock sequer é o fio condutor da premiação, pois pode apostar que em 2020 Whitney Houston e Notorius BIG monopolizarão a atenção da mídia. No fim das contas, também como o Grammy – a premiação da indústria musical dos EUA – o Hall da Fama não sobrevive ao tempo em suas escolhas.

Marc Bolan (segundo à esquerda) e o T-Rex.

O T-Rex foi uma banda de rock fundada e liderada pelo cantor e guitarrista Marc Bolan. Inicialmente chamada Tyranossaurus Rex, era mais calcada na sonoridade folk e lançou seu primeiro álbum em 1968, porém, a partir de 1970, o grupo deu uma guinada a um rock mais “agitado” com guitarras distorcidas e aderindo ao glam rock, o subgênero espalhafatoso inspirado na sonoridade dos anos 1950, com mais peso nas guitarras e um visual marcado por brilho, cores berrantes e uso de maquiagem impulsionado por artistas como David Bowie, Elton John e a banda Slade. Posteriormente também grafado como Marc Bolan & T-Rex, o grupo teve seu apogeu em 1971, com o álbum Electric Warrior, que ocupou o 1° lugar das paradas da Inglaterra e chegou ao 32° lugar nos EUA.

Bolan virou uma celebridade no Reino Unido e um artista bastante popular por lá, embora nunca tenha chegado realmente às massas no mercado internacional, legando canções como Get it on, 20th century boy e Child of revolution. O sucesso do grupo diminuiu em meados dos anos 1970, mas o T-Rex acabou quando Bolan morreu em um acidente de carro em 1977.

The Doobie Brothers no auge do sucesso.

O Doobie Brothers foi formado na Califórnia a partir da reunião dos guitarristas e compositores Tom Johnson e Pat Simmons e lançou seu primeiro álbum em 1971, conseguindo um grande sucesso internacional em 1972 com a canção Listen to the music. O sucesso continuou crescendo ao longo dos anos seguintes, embora a partir de 1974 Johnson começou a se afastar do grupo por causa de seus problemas de saúde, que envolviam uma grave úlcera. Para ocupar seu lugar nos palcos foi adicionado o tecladista Michael McDonald, que com sua voz e suas composições mudou a sonoridade do Doobie Brothers de uma linha mais folk-country para a soul music e a banda vivenciou sua fase mais popular a partir do álbum de 1976, Talkin’ it to the Streets. No ano seguinte, Johnson foi oficialmente desligado do grupo – após participações esporádicas em shows e discos – e o Doobie Brothers atingiu seu apogeu de sucesso em 1978, com Minute by Minute, mas depois disso, as relações internas se agravaram com o domínio de McDonald, o que levou à saída de Simmons e o restante da banda decidir encerrar as atividades em 1982.

Apesar disso, o Doobie Brothers retornou à estrada em 1987 – incluindo uma reunião de Simmons, McDonald e Johnson – e prossegue até os dias de hoje em ação, fazendo shows e discos e mudando constantemente de membros.

O Depeche Mode ainda como quarteto.

O Depeche Mode é uma banda britânica originada em Essex, Inglaterra, por David Grahan (vocais), Martin L. Gore (guitarra e teclados) e Vince Clark (teclados), embora este último tenha abandonado o grupo após o disco de estreia em 1981 e formado outras duas bandas de sucesso Yazoo e, principalmente, o Erasure. O Depeche Mode conseguiu sucesso já com seus primeiros singles, como Just get enough, que misturavam a energia do rock com uma instrumentação eletrônica, pautada em teclados, samplers e baterias eletrônicas, abrindo os caminhos de uma forte tendência do rock britânico que revelou diversas bandas do subgênero synthpop ou electro-rock, como Echo & the Bunnyman, Tears for Fears, Pet Shop Boys.

O Depeche Mode conseguiu projeção internacional com o álbum Construction Time Again (1983) e penetrou nos EUA com o single People are people (1984) e atingiu seu primeiro pico comercial com Music for Masses (1987) e uma extensa turnê mundial, prosseguindo com os compactos Personal Jesus (1989) e Enjoy the silence (1990), suas canções mais famosas, bem como o álbum Song of Faith and Devotion (1993). Contudo, neste ponto, o sucesso, a fama e as drogas começaram a pagar seu preço, com o grupo quase se separando e Grahan sendo internado em uma clínica de reabilitação para se livrar do vício em heroína. A banda retornou em 1997 com um trabalho mais irregular, porém, continuando uma boa carreira de shows. O sucesso retornou com Playing the Angel (2005), e o single Precious, a partir de então, com o Depeche Mode se afastando do grande público, mas mantendo sua base de fãs, lançando álbuns e realizando turnês bem sucedidas.

O Nine Inch Nails foi fundada pelo cantor e multi-instrumentista Trent Reznor em Cleveland, Ohio, nos EUA, e lançou seu primeiro álbum em 1989, sendo basicamente uma banda de um homem só, com seu som que combina elementos eletrônicos e rock alternativo. O grupo nunca foi muito popular fora dos EUA, mas Reznor iniciou uma bem-sucedida carreira paralela como compositor de trilha sonora de filmes, ganhando o Oscar por A Rede Social (2006) e também trabalhando em Assassinos por Natureza (1994), Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2004) e Garota Interrompida (2014).

A indução ao Hall da Fama será entregue aos seis laureados no dia 02 de maio no Public Auditorium, em Cleveland, nos EUA, e será transmitida pela HBO.