Duas notícias interessantes sobre Star Wars. Na primeira, o We Got This Covered afirma que Luke Skywalker irá regressar e aparecer na segunda temporada de The Mandalorian. Na segunda, o The Illuminerdi diz que o criador da franquia George Lucas irá efetivamente trabalhar na série de TV prelúdio de Rogue One.

Quanto à primeira, o WGTC garante que a mesma fonte que lhes deu furos certeiros sobre o último filme da saga diz que o maior herói de Star Wars, Luke Skywalker, irá aparecer novamente na segunda temporada de The Mandalorian, que deve ser filmada em breve. O ator Mark Hamill, que interpretou o papel pela primeira vez em 1977, obviamente não reprisará, pois na cronologia da saga, The Mandalorian se passa 5 anos após O Retorno de Jedi, filme lançado em 1983.

No caso, ou um ator mais jovem fará o personagem ou será criado uma versão digital mais jovem com voz do ator, como apareceu num flashback do filme A Ascensão Skywalker ou com a personagem Leia em Rogue One. Em ambos os exemplos são cenas rápidas e pontuais.

A trama de The Mandalorian mostra no final da primeira temporada o mercenário do título recebendo a recomendação de entregar “a criança” para um “grupo de feiticeiros” chamado Jedi. E na cronologia da saga, Luke Skywalker ajudou a derrubar o Império e reestabelecer a República, indo criar uma nova Academia Jedi para treinar aqueles que são sensitivos à Força.

Porém, é muito estranho que a série de TV do Disney+ que fez tanto sucesso em sua ambientação à margem dos eventos da saga vá direto para tal situação. Não é impossível que a segunda temporada mostre uma única cena do Mandaloriano entregando a criança para Luke Skywalker, mas isso é desnecessário. Vamos aguardar.

Por outro lado, o HQRock está sempre avisando: não demorará para a LucasFilm decidir explorar o longo período de 30 anos entre a Trilogia Clássica e a Nova, com as aventuras de Luke Skywalker vividas por um ator mais jovem. O estúdio já fez isso com Han Solo, que ganhou um filme com um ator mais jovem, então, por que não?

Na segunda notícia, o The Illuminerdi diz que o criador da saga, George Lucas, irá trabalhar diretamente com a nova série de TV prelúdio de Rogue One. De fato, já tinha sido noticiado que Lucas regressaria à franquia, depois de vendê-la à Disney em 2012. E a série que mostrará as origens do personagem Cassian Andor (interpretado por Diego Luna) mostrará as origens da Aliança Rebelde em sua guerra contra o Império, nascendo dos submundos da saga.

Nesse sentido, tem uma premissa similar a Star Wars – Underworld, que Lucas planejou nos anos 2000 (e teria escrito 50 episódios, dizem), mas que não foi realizada por causa dos altos custos da época. É possível que, na verdade, a série de Cassian Andor seja um tipo de reaproveitamento dessa anterior.

Lucas servirá não apenas como Produtor Executivo, mas será um dos escritores da série, que tem em Tony Gilroy o roteirista principal. Gilroy foi o responsável pelo roteiro das refilmagens de Rogue One, que mudaram o final do filme originalmente previsto e deu muito certo: o longa foi aclamado por público e crítica em 2016.