Este fim de semana estreou Aves de Rapina – Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa e a bilheteria nos Estados Unidos foi abaixo do esperado. As previsões de um final de semana de abertura menor do que o estimado pelo estúdio apontaram certeiras: segundo o The Hollywood Reporter, o filme arrecadou apenas US$ 33,2 milhões, quando a Warner esperava algo em torno dos 50 milhões.

Essa é a pior abertura de um filme da DC Comics desde o fiasco absoluto de Jonah Hex, de 2010, e ficou abaixo até mesmo de Shazam!, que fez 53 milhões em seu primeiro fim de semana e tinha sido até aqui a pior estreia desde o início do Universo Estendido da DC com Superman – O Homem de Aço (2013). Tendo em vista que Aves de Rapina é um derivado (spin-off) de Esquadrão Suicida, este ficou muito à frente, com uma abertura de 65 milhões.

Somando a estreia no mundo, Aves de Rapina fez mais 48 milhões, totalizando uma bilheteria mundial de US$ 81,3 milhões no fim de semana da estreia.

Não é de todo o mal, pois o longa teve um orçamento barato, de 84 milhões, e é um filme Censura 18 anos, que tem um público menor do que o geral. Claro, a Arlequina e sua trupe não têm a fama prévia e o poder da marca do Coringa, que com seu filme solo também de 18 anos arrecadou mais de 1 bilhão nas bilheterias totais; e não guarda a novidade de um Deadpool, que mesmo desconhecido arrecadou mais de 700 milhões também com Censura 18 anos.

Aves de Rapina está sendo bem recebido pela crítica e isso pode manter o interesse pelo filme nas semanas próximas, o que o faria subir nas bilheterias e atingir números similares aos de Deadpool, mas é mais provável que o longa termine com uma arrecadação total em torno de 600 milhões, no mesmo nível que O Homem de Aço e Liga da Justiça. Este último foi considerado um fracasso, mas porque teve um orçamento alto e reúne todos os principais heróis da DC.

O filme da Arlequina é de baixo custo e de baixo risco, então, até agora, pelo menos, a arrecadação menor nos EUA não é sinal de calamidade. Tudo pode se reverter nas semanas seguintes. Mas o sinal de alerta foi dado.