A maior diversão da imprensa musical britânica é estipular o retorno do Oasis, a grande banda do Britpop dos anos 1990. E a briga incessante dos irmãos Noel e Liam Gallagher via Twitter ou declarações à imprensa só torna tudo mais movimentado. Contudo, há alguns dias, a tônica desse “regresso” mudou: o vocalista do grupo, Liam, sugeriu na sua rede o retorno do grupo como uma forma de ajudar na crise da pandemia do coronavírus. Ontem, ele foi mais específico e “exigiu” do irmão a retomada da banda.

Noel e Liam Gallagher no início do Oasis.

Num post no Twitter, Liam Gallagher disse:

Certo, estou de saco cheio de pedir, implorar etc. Acabou a paz! Eu exijo uma reunião do Oasis depois de tudo isso acabar com o dinheiro indo para a NHS [o sistema público de saúde inglês]. Vamos lá.

Numa outra ocasião, o cantor já tinha esclarecido que pensava em realizar tal reunião da banda, claro, quando a crise da pandemia passasse, pois não pode haver aglomerações como concertos musicais.

Mas o desejo do Gallagher mais novo esbarra justamente em seu irmão, Noel, que vem recusando a retomada do grupo desde sempre. E nessas últimas postagens também não respondeu nada.

O Oasis encerrou as atividades em agosto de 2009 justamente com uma briga fatal dos dois irmãos, nos bastidores de um show em Paris. O concerto foi cancelado e grupo acabou ali mesmo.

O Oasis em sua última formação.

A banda foi fundada pelo vocalista Liam Gallagher mais uns amigos da cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1991, mas decolou mesmo pouco depois, quando o irmão mais velho, o guitarrista Noel Gallagher, entrou no grupo e assumiu o papel de principal compositor. As canções de Noel, os vocais de Liam, o carisma marrento e mal humorado dos irmãos, junto a uma química musical impressionante tornou o Oasis um fenômeno no Reino Unido já no lançamento de seu primeiro álbum, em 1994, saindo da cena indie para o disco de estreia mais vendido de todos os tempos. O grupo viveu seu apogeu entre 1995 e 1997, depois passou por um período de decadência, mas voltou à ribalta após um grande álbum, em 2005.

Com o fim do Oasis, Noel Gallagher se lançou em carreira solo (usando o título Noel Galagher and the High Flying Birds), enquanto Liam Gallagher e os demais membros se reuniram numa nova banda, o Beady Eye, que lançou dois álbuns e tocou no encerramento das Olimpíadas de Londres, em 2012. Com o fim do grupo, pouco depois, Liam passou um tempo afastado da música até retornar com seu primeiro disco solo, em 2017, que fez muito sucesso. O segundo álbum veio ano passado e repetiu a boa recepção.

Mesmo com o sucesso sozinho, Liam tem sido mais favorável à reunião do Oasis em entrevistas, ao contrário de Noel, cujos álbuns mais recentes vêm sendo criticados pelo público.