Um dos mais famosos e talentosos atores indianos morreu hoje: Irrfan Khan não resistiu à batalha de dois anos contra o câncer. Ele teve papéis em filmes como O Espetacular Homem-Aranha, Jurassic World, Quem Quer Ser um Milionário e A Vida de Pi. As informações são do El País.

O próprio ator havia divulgado estar com câncer em 2018, num tocante texto que circulou nas redes sociais e onde relatava a intensa dor, mas tentava manter a esperança.

Khan nasceu em Jaipur, em 1966, filho de um vendedor de pneus, e tentou ser jogador de críquete antes de ir para o teatro. Ficou inicialmente famoso na TV indiana antes de deslanchar no cinema de Bollywood. Sua primeira experiência no cinema ocidental foi com The Warrior (2002), filme premiado no Bafta, seguindo com O Preço da Coragem (2007) e finalmente Quem Quer Ser milionário? (2008), que fez enorme sucesso e ganhou uma série de Oscars. Outro triunfo veio com A Vida de Pi (2012), ao mesmo tempo em que se aventurava por blockbusters como O Espetacular Homem-Aranha (2012) e Jurassic World (2015), aparecendo ainda em Inferno (2016). Paralelamente, continuou a atuar em filmes indianos, inclusive, no mais renomado deles nos últimos tempos: The Launchbox (2013), na qual vive um trabalhador que inicia um romance com uma dona de casa por meio de cartas enviadas diariamente em uma marmita. Outros desses filmes de destaque foram Paan Singh Tomar (2012), Piku (2013) e Hindi Medium (2017).

Irrfan Khan tinha apenas 53 anos e faleceu em um hospital em Mumbai, cercado pela família, vítima de um tumor neuroendócrino. Uma pena… Um grande ator que se vai e que serviu para mostrar como o cinema pode ser grande além dos circuitos tradicionais dos EUA e Europa.