Capitão América – O Soldado Invernal ainda é um dos melhores filmes do Marvel Studios e foi um grande impulso criativo dentro da Fase 2 do estúdio, após o lançamento de Os Vingadores. Agora, uma informação nova sobre o filme veio à tona com a entrevista do codiretor Anthony Russo, que revelou que o longa quase teve um preâmbulo nos tempos da II Guerra Mundial.

O Soldado Invernal: melhor da Marvel.

Falando ao Cinema Blend, Anthony Russo, que dirigiu o filme ao lado do irmão Joe, disse:

Capitão América – O Soldado Invernal, na verdade, abria com uma batalha durante a II Guerra Mundial, em um dos esboços [do roteiro]. Era sobre uma maciça batalha que terminava com um momento significativo para o Capitão, que então, casava com a história. E, então, nós terminamos tirando por volta de dois meses antes das filmagens.

Viúva Negra e Capitão América em O Soldado Invernal.

Infelizmente, Russo não dá mais detalhes sobre do que se tratava a trama. Esse preâmbulo foi substituído – de certo modo – por uma cena na qual o Capitão América e a Viúva Negra agem ao lado da STRIKE – o grupo de assalto da SHIELD liderado por Brock Rumlow (Ossos Cruzados) que terminou se revelando como parte da maligna HIDRA – em uma missão de resgate em um navio.

A sequência é uma das grandes realizadas pela Marvel, mostrando toda a habilidade do Capitão América na luta e no manejo do escudo, de um modo mais eficiente e interessante do que visto antes em Capitão América – O Primeiro Vingador e Os Vingadores.

É muito provável que a sequência do navio permanecesse mesmo com o preâmbulo na II Guerra, pois aquela cena tem uma importância crucial para tudo o que vem depois. Porém, seria muito interessante ver mais do velho Cap em ação na Guerra.

Capitão e Bucky (esq.) e o Comando Selvagem em ação na II Guerra Mundial.

Steve Rogers fez sua fama e reputação com sua ação na II Guerra, mas no cinema todo esse período foi mostrado apenas em O Primeiro Vingador. Com a habilidade dos irmãos Russo para cenas de ação, ainda mais aquelas mais realistas, seria um estouro com certeza.

O que teria a cena na Guerra? Tendo em vista a trama geral de O Soldado Invernal, com certeza, traria uma batalha contra a HIDRA e terminaria com um momento tocante entre Rogers e o amigo Bucky Barnes. Provavelmente, este salvando aquele em ação. É quase certo que também haveria algum rápido vislumbre de romance do herói com Peggy Carter – já que a personagem aparece nonagenária em outro momento do filme.

O Soldado Invernal.

Por mais que tal preâmbulo adiasse o desenvolvimento da trama de O Soldado Invernal e prejudicasse um pouco o ritmo, é bem possível que fosse uma ótima adesão ao longa.

Joe e Anthony Russo também dirigiram Capitão América – Guerra Civil (2016) e o sucesso de público e da crítica que conseguiram com ambos os longas terminaram carimbando o passaporte da dupla para comandar Vingadores – Guerra Infinita e Vingadores – Ultimato, que encerrou o primeiro grande capítulo do Marvel Studios nos cinemas.

Ultimato dá fim à trama do Capitão América e o legado do herói será explorado na série de TV do Disney+ Falcão e o Soldado Invernal, que teve as filmagens interrompidas por causa da pandemia global do novo coronavírus, mas que devem ser lançado em algum momento de 2021.