Os Novos Mutantes encerrou um longuíssimo capítulo ontem com a confirmação de que o filme, último produto da franquia dos mutantes da Marvel Comics comandada pela 20th Century Fox, antes do estúdio ser vendido para a The Walt Disney Company, que é proprietária do Marvel Studios, que irá fazer um reboot completo da franquia. Após ser adiado várias vezes por vários problemas, a especulação de que o longa terminaria perdendo sua estreia no cinema e irá sair direto para VOD ou video on demand, vídeo sob demanda em plataformas digitais.

Não está claro que plataforma lançará o filme. A Amazon Prime chegou a divulgar a pré-venda do filme, mas terminou retirando de seu catálogo e informando que não tem propriedade desse produto.

Vendido como um filme de terror dentro do universo mutante dos X-Men, Os Novos Mutantes foi dirigido por Josh Boone e gravado ainda em 2017 e ganhou até um trailer, lançado em outubro de 2017; enquanto tinha a estreia agendada para 13 abril de 2018, mas foi adiado três vezes (para 22 de fevereiro de 201902 de agosto de 2019 até ganhar a data de 03 de abril de 2020). Os primeiro adiamentos vieram em meio a rumores de que o produto não estava bom, que o diretor seria demitido, que o tom mudaria de terror para algo mais brando, que novos personagens seriam incluídos dentro da trama, somando ainda, ao turbilhão da venda da 20th Century Fox à The Walt Disney Company. Após a Disney assumir o controle da Fox, em 2019, o estúdio optou por lançar o filme assim mesmo (aparentemente sem modificações ao material original), mas o último adiamento se deu em meio à pandemia global do novo coronavírus.

Com o efeito cascata ou dominó de praticamente todos os filmes blockbusters deste ano, apertando o calendário do último trimestre do ano (que pode até nem se concretizar se a pandemia perdurar mais) e também o ano que vem, com produções paradas e sem poderem ser finalizadas; faz sentido a Disney limpar sua agenda e deslocar Novos Mutantes para o streaming, já que o filme sequer faz parte do universo que desenvolve no Marvel Studios.

Esses dias, novas imagens de Novos Mutantes vazaram na internet e mostram elementos de terror do filme. É um longa que pode dar muito certo ou muito errado, como a maioria daqueles produzidos sob o teto da Fox. O material no qual o filme se baseia é muito bom.

Nos quadrinhos, os Novos Mutantes são uma equipe de jovens adolescentes com habilidades especiais que é formada e treinada pelo professor Charles Xavier quando este pensa que os X-Men morreram em uma missão. Gradativamente, o time foi se tornando mais autônomo e, mais tarde, mudou de nome para X-Force. Eles foram criados por Chris Claremont e Bob McLeod, estreando em Marvel’s Graphic Novel 04: The New Mutantes, em 1982, antes de ganhar uma revista mensal própria e se tornar o primeiro spin-off dos X-Men, ainda escrita por Claremont, mas com grandes desenhistas como Sal Buscema, Bill Sienkwickz (que fez a arte no arco Entre a Luz e a Escuridão no qual o filme é baseado) e Jackson Guice.

O elenco de The New Mutants traz Anya Taylor-Joy, Maisie Williams, Charlie Heaton, Blu Hunt e os brasileiros Henry Zaga e Alice Braga.