O ator Mark Ruffalo participou por meio de vídeo-chamada do programa de Jimmy Fallon, nos EUA, e afirmou que está propondo ao Marvel Studios um filme solo do Hulk baseado na versão inteligente do monstro, o Professor Hulk ou Bulk como chama o ator (mistura de Banner e Hulk).

O Hulk já teve dois filme solo, o primeiro Hulk (2003) trouxe Eric Bana no papel principal, lançado pela Universal Pictures, mas como não foi bem nas bilheterias, decidiu-se por um reboot, O Incrível Hulk, agora, numa parceria entre a Universal e o Marvel Studios, sendo o segundo filme produzido pelo próprio estúdio, lançado no mesmo ano de Homem de Ferro, em 2008, e foi estrelado por Edward Norton como Banner. De novo não foi um grande sucesso, mas é parte oficial do cânone do Marvel Studios.

Problemas com Norton o fizeram ser dispensado e, quando o Hulk retornou para Os Vingadores, o papel de Banner passou para Mark Ruffalo, que o reprisou em filmes como Vingadores – Era de Ultron, Thor – Ragnarok, Vingadores – Guerra Infinita e Vingadores – Ultimato.

Neste último, o personagem passou por uma grande mudança, pois após o Hulk ter conseguido se sobrepor à personalidade de Banner em Ragnarok e se recusado a emergir em Guerra Infinita, o avanço de 5 anos no tempo em Ultimato resultou em Banner e Hulk chegando a um meio termo e surgindo o Professor Hulk ou Bulk: uma versão inteligente do monstro verde, guardando a aparência a força do golias verde ao intelecto e calma do cientista.

E é justamente esse processo que Ruffalo quer explorar num filme solo do gigante esmeralda. Para Jimmy Fallon, ele disse:

Aquilo [o Hulk esperto] deveria ter seu próprio filme. Isto é o que estou propondo [para a Marvel], na verdade, aquele período de tempo… Como Banner se tornou o Bulk.

Sem dúvidas é uma grande ideia e um filme – de preferência de caráter psicológico – explorando a dualidade Banner-Hulk poderia gerar uma grande história. Nas HQs, a fase do escritor Peter David, na passagem dos anos 1980 para 90, na qual a ideia do Professor Hulk foi criada, criou grandes histórias sobre o tema, muito profundas e reflexivas.

A grande questão que paira no ar é se o Hulk pode ter um filme solo. Pois o único motivo do personagem nunca ter tido outro filme seu é justamente porque a Universal era dona dos direitos cinematográficos do personagem. O fato do Hulk também ser coadjuvante das histórias dos Vingadores deu ao Marvel Studios usar o personagem em filmes coletivos, mas o impedia de voltar ao solo sem que a Marvel tivesse que dividir os lucros com a Universal.

A situação do Hulk, aparentemente, estava no mesmo limbo legal que outros personagens como a Feiticeira Escarlate, que poderia ser usada pela Fox nos filmes dos X-Men.

Porém, desde então, parece que algo mudou nesses acordos. Inclusive, já se fala que outro personagem cujo os direitos pertenciam à Universal, Namor, o príncipe submarino, irá aparecer nas produções futuras do Marvel Studios.

Será que o Hulk voltará a ter um filme solo então?