A Variety e o Deadline trouxeram a confirmação de que o ator Henry Cavill está em negociação com a Warner Bros. para reprisar o papel de Superman em um filme vindouro, porém, não se trata de O Homem de Aço 2, mas outro produto da DC Comics.

A Variety noticiou mais cedo que Cavill não iria gravar novas cenas para o corte de Zack Snyder para Liga da Justiça, porém, estava em negociação para voltar ao papel do homem de aço em um novo filme. Depois, o Deadline confirmou a notícia.

Ambos os veículos estipulam que Cavill voltará a vestir a capa vermelha entre três mais prováveis opções: Aquaman 2, Shazam 2 ou Black Adam. Outros filmes da DC são bem mais improváveis: Mulher-Maravilha 1984 já terminou suas filmagens há muito tempo e já está pronto para ser lançado (dependendo de quanto mais tempo dure a pandemia mundial do novo coronavírus) e O Esquadrão Suicida até terminou as filmagens e está em pós-produção, contudo, não é um filme ao qual o Superman se encaixa em termos temáticos. Outro filme é The Batman, cujas filmagens estão pela metade e aguardam a liberação sanitária para regressar, todavia, também não é um tipo de filme que construirá uma conexão com o DCU de modo tão direto.

As três opções nos quais os sites apostam já possuem conexões com o homem de aço. Aquaman lutou ao lado do último filho de Krypton em Liga da Justiça – e sem dúvidas, reuni-los novamente levantará expectativas em torno do regresso futuro da equipe – enquanto Shazam! trouxe uma pequena participação especial do Superman em sua cena pós-créditos, embora, sem a participação de Cavill: foi usado um dublê e seu rosto não aparece na cena. Black Adam/ Adão Negro é um derivado daquele e tem o benefício de que é bem sabido e documentado que Cavill e o protagonista deste, Dwayne “The Rock” Johnson, já trabalharam juntos para que os dois personagens se unissem em algum tipo de produto.

A esta altura, é difícil opinar, porém, alguns veículos apostam no Shazam 2 e isso faz bastante sentido, em vista que o Superman poderia representar um papel de tutor para o herói vivido por Zachary Levi e, quem sabe, até servindo como um oponente físico resultante de algum artifício do tipo “dominação mental”, bem típico dos quadrinhos.

Black Adam/ Adão Negro seria a segunda opção, pois o personagem que será vivido por Dwayne Johnson será representado como um anti-herói – nos quadrinhos ele é mais um vilão – e isso poderia até colocar (como com certeza foi pensando em algum momento tanto por Johnson quanto por Cavill) o Superman como alguém que confrontaria o Adão Negro e o “traria para a luz” no final.

O que pesa contra essa possibilidade são dois fatores: 1) que diversos outros heróis da DC Comics já estão confirmados para aparecer no longa, os membros da Sociedade da Justiça, como Gavião Negro (Hawkman), Mulher-Gavião, Sr. Destino, Esmaga-Átomos, dentre outros, e com certeza, eles serão os oponentes físicos do Adão Negro, tal qual ocorreu nos célebres quadrinhos da equipe do início dos anos 2000. Adicionar o Superman a este caldo parece improvável, pois diminuiria demais o espaço para apresentar e desenvolver esses novos personagens. E 2) Dwayne Johnson já descreveu que quer criar uma representação identitária de um herói como o Superman com o Adão Negro, para que negros do mundo inteiro tenham um grande super-herói desse nível para se identificar; o que torna a presença do homem de aço redundante e desnecessária.

Quanto ao Aquaman 2, embora não impossível, é pouco provável que traga o Superman, porque não há tanta tradição das histórias do rei dos sete mares atuar ao lado do azulão, quanto o herói submarino tem sua própria agenda, digamos assim, a construir e não é certo de que ele se beneficiaria de dividir o espaço de tela e atenção com o homem do amanhã.

Henry Cavill volta como Superman.

De qualquer modo, o retorno de Henry Cavill ao uniforme azul e vermelho é uma notícia muito bem-vinda e, embora a Variety e o Deadline afirmem que O Homem de Aço 2 não está em desenvolvimento; sem dúvidas, uma boa aparição do Superman em algum daqueles filmes mais o burburinho que será criado pela versão de Zack Snyder da Liga da Justiça serão fatores que podem dar início à motivação para que o último filho de Krypton ganhe um novo filme solo.

Torcemos por isso, pois Cavill é um ótimo ator para o Superman e seria muito bom poder vê-lo de novo em um filme só seu, com tempo e espaço para aprofundar seu personagem, ainda mais dentro de uma visão mais positiva e interessante do homem do amanhã construída por algum novo diretor.