Enquanto as filmagens de The Batman ainda não retornam, com a direção de Matt Reeves e protagonizado por Robert Pattinson, o The Hollywood Reporter confirmou hoje que o filme ganhará um derivado (spin-off) na forma de uma série de TV focada na força policial de Gotham City, que adaptará a HQ Gotham Central.

Não foi confirmado que o nome do programa será realmente Gotham Central, mas é por esse título que o show é chamado até agora. Este era o nome da HQ escrita por Greg Rucka e Ed Brubaker no início dos anos 2000, que mostrava o cotidiano dos policiais de Gotham City em meio a uma cidade dominada por vilões malucos, da galeria de inimigos do Batman.

A série de TV se passará, portanto, no mesmo universo de The Batman. É improvável que Robert Pattinson apareça no programa – a Warner, dona da DC Comics, é extremamente resistente ao uso do cavaleiro das trevas na TV, daí ele nunca ter aparecido em programas como Smallville ou no Arrowverse – mas o ator Jeffrey Wright, que viverá o Comissário James Gordon, deve aparecer como um personagem recorrente.

O programa deve explorar a extensa galeria de vilões do Batman, em especial os personagens secundários e terciários que não devem ter destaque nos cinemas.

Gotham Central será produzida por Matt Reeves e escrita por Terence Winter (de Broadwalk Empire) e exibida no HBO Max, o serviço de streaming da Warner.