Ontem, o HQRock publicou que uma nova onda de rumores sobre a presença do ator Hayden Christensen de volta ao papel de Anakin Skywalker na série de TV de Obi-Wan Kenobi, no universo de Star Wars. E agora, o site Full Circle afirma que que Darth Vader também irá aparecer no programa.

Darth Vader: agora na TV?

Os fãs de Star Wars sabem muito bem que Anakin e Vader são a mesma pessoa, mas geralmente, eles são interpretados por atores diferentes nos filmes. O rumor de ontem dizia que Christensen não irá usar a armadura de Vader, mas isso não significa que sua contraparte mecânica não irá estar também presente.

Obi-Wan versus Anakin.

Caso seja verdade que Christensen fará apenas Anakin, já comentamos, ele iria aparecer apenas em flashbacks do passado, explorando provavelmente sua relação com seu mestre, Obi-Wan. Mas Vader poderia aparecer, sim, no presente.

Na trama de Star Wars, Obi-Wan Kenobi se torna o mestre Jedi de Anakin Skywalker quando este ainda é uma criança e se cresce para se tornar o mais poderoso dos Jedi. Contudo, atormentado pela morte da mãe, pelo conflito com a Ordem Jedi, com o amor proibido por Padmé Amigdala, manipulado pelo Senador (e futuro Imperador) Palpatine, Anakin termina caindo ao Lado Sombrio da Força e se torna maligno, assumindo o título de Darth Vader, e ajudando Palpatine a derrubar a República e instaurar o Império e se tornando seu braço forte.

No confronto final com Obi-Wan, o jovem Skywalker termina com o corpo destruído, mas é salvo por seu grande poder na Força e pela intervenção de Palpatine, que o torna um ser biônico, o que dá mais sentido ao seu novo nome e identidade.

Alec Guiness como Kenobi no Episódio IV.

No filme Uma Nova Esperança, vemos um velho Obi-Wan Kenobi conduzir o jovem filho de Anakin, Luke Skywalker nos caminhos da Força para se tornar um Jedi ainda maior que seu pai e ajudar a trazer a Luz de volta à Galáxia e derrubar o Império, o que fará ao longo da Trilogia Clássica. Mas no primeiro filme, Obi-Wan reencontra Vader e é morto em um duelo.

Nessa cena clássica, os diálogos dão a entender que Vader e Kenobi não se encontram há muito tempo, com o vilão dizendo: “Na última vez, você era o mestre e eu o aprendiz, mas agora, eu sou o mestre”. Tudo dá a entender que a dupla nunca mais se enfrentou desde o duelo mais tarde mostrado em A Vingança dos Sith.

Darth Vader e Luke Skywalker: pai e filho e inimigos.

Então, é muito pouco provável que Kenobi, a série, traga um confronto entre o protagonista e seu ex-pupilo, mas não é impossível que eles se encontrem ou que o (agora velho) mestre Jedi ao menos veja Vader à distância. Na Trilogia Clássica, Obi-Wan diz que Vader “Agora é mais máquina do que homem”, como se estivesse bem ciente do que o vilão se tornou.

Talvez esse seja o quadro mesmo de Obi-Wan Kenobi: Christensen regressando ao papel de Anakin em flashbacks das Guerras Clônicas, enquanto Vader deve ter um papel pequeno, mas importante no programa, com o mestre Jedi encontrando brevemente ou apenas vendo seu antigo padwan.

Vader aprisiona Leia na primeira cena de Uma Nova Esperança. De volta?

Vader geralmente é interpretado por dublês altos e fortes, cujos rostos nunca são vistos, enquanto sua voz é feita por James Earl Jones.

Kenobi será estrelada por Ewan McGregor e deve ser gravada e lançada no Disney+ em 2021.