Desde o começo da semana, a revista Billboard havia previsto que os Rolling Stones iriam atingir o primeiro lugar das paradas britânicas, e hoje, o site da Offical Charts do Reino Unido confirmou o feito e ainda acrescentou: com o novo N.º 1, a banda de Mick Jagger e Keith Richards bate mais um recorde histórico!

Segundo a Offical Charts, os Rolling Stones ficaram em primeiro lugar das paradas de sucesso do Reino Unido com o relançamento do álbum Goats Head Soup, de 1973, que voltou às lojas com nova masterização, nova mixagem e um punhado de faixas inéditas, incluindo Criss cross, All the rage e o grande destaque com Scarlet, que conta com a especialíssima participação especial do guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin.

Aliás, esta é a segunda vez que Goats Head Soup chega ao N.º 1 das paradas, pois já o fizera na época de seu lançamento original, em 1973. Embora o álbum não tenha sido tão bem recebido quanto seus antecessores – os Rolling Stones tinham acabado de realizar a fase áurea de sua carreira, com a sequência de discos: Beggars Banquett (1968), Let it Bleed (1969), Sticky Fingers (1971) e Exile on Main Street (1972) – Goats Head Soup ainda tem seus destaques em faixas como Heartbreaker (Doo doo doo doo doo), Dancing with Mr. D, Star star, Silver train; e fez bastante sucesso com a balada Angie, uma das canções mais famosas da banda.

A formação dos Stones que gravou Goats Head Soup: Charles Watts, Mick Taylor, Mick Jagger, Keith Richards e Bill Wyman.

Mas a Offical Charts chama a atenção a outro feito tão grande quanto esse: com o relançamento, os Rolling Stones se tornam o primeiro grupo de artistas a chegar ao número 1 das paradas em 6 décadas diferentes! É de fato um recorde difícil de bater.

Os mais próximos dos Stones são Beatles, Bob Dylan e Elvis Presley, que têm números 1 em 5 décadas cada um. Mas existe um pequeno grupo de artistas que igualam o feito dos Stones se considerarmos em conjunto a produção em grupos e em carreiras solo. Assim, os dois ex-membros dos Beatles, John Lennon e Paul McCartney também chegam a números 1 em 6 décadas diferentes; enquanto Paul Weller (do The Jam, banda bastante popular entre os britânicos) e David Gilmour (Pink Floyd) atingem 5 décadas em que chegaram ao topo das paradas.

Os Rolling Stones também são os segundos maiores recordistas em números 1 nas paradas britânicas, com 13 álbuns; atrás apenas dos Beatles, que têm 17 (incluindo aí dois relançamentos, tal qual o atual dos Stones).

Os Rolling Stones tocam ao vivo em 2016

O segundo lugar ficou com Declan McKeena com o álbum Zeros, que ficou com apenas 800 discos a menos do que o primeiro lugar.

Os Rolling Stones se formaram em Londres em 1962 e se tornaram uma das bandas de rock de maior sucesso e importância da História. O grupo ainda está ativo e cancelou uma grande turnê pelos EUA por causa da pandemia mundial do novo Coronavírus. Também estão trabalhando em um álbum novo e abriram ontem sua primeira loja física oficial, a RS N.º 9, na Carnaby Street, em Londres.