Já há alguns dias os rumores vinham apontando que isso ia acontecer, mas agora é oficial: Viúva Negra teve sua estreia adiada para 07 de maio de 2021 e, com isso, toda a Fase 4 do Marvel Studios terá suas datas alteradas, em consequência da pandemia mundial do novo coronavírus.

Viúva Negra iria estrear originalmente em 01 de maio de 2020, mas o início da pandemia nos Estados Unidos motivou seu adiamento para 06 de novembro de 2020. Contudo, até o momento, a pandemia não cessou, e a Disney optou por adiar novamente o lançamento para 07 de maio de 2021, o que fará com que a aventura solo de Natasha Romanoff irá estrear pouco mais de um ano depois do que deveria.

Como o Marvel Studios organiza seus lançamentos de modo conectado para compor uma cronologia, todos os outros filmes da Fase 4 do estúdio terão suas datas alteradas, também. Dessa maneira:

  • Os Eternos: sai de 12 de fevereiro 2021 para 05 de novembro de 2021;
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: sai de 07 de maio de 2021 para 09 de julho de 2021.

Esta última data estava reservada para um projeto sem título, que agora está sem data oficial.

Há ainda Homem-Aranha 3, em 16 de dezembro de 2021, que é um filme produzido pela Sony Pictures em parceria com o Marvel Studios.

Não está claro se essas mudanças nas datas de estreia impactam outros filmes mais distantes, mas até segunda ordem, o Marvel Studios tem o seguinte cronograma:

  • Thor – Amor e Trovão: 10 de fevereiro de 2022;
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: 24 de março de 2022;
  • Pantera Negra 2: 05 de maio de 2022;
  • Capitã Marvel 2: 07 de julho de 2022;
  • Filme não-revelado: 06 de outubro de 2022.

Este último é muito provável que seja Homem-Formiga 3.

Vale lembrar que estreou há algumas semanas o filme Tenet, de Christopher Nolan, nos cinemas, em meio à pandemia, e o resultado nas bilheterias não foi considerada muito satisfatória – menos com os “descontos” específicos do momento – e coloca Hollywood em alerta.

Com a saída de Viúva Negra do calendário 2021, o único grande lançamento ainda restante este ano é 007 – Sem Tempo para Morrer, previsto para 12 de novembro de 2020, ou seja, apenas uma semana depois do que estava previsto a aventura da vingadora. E já correram rumores de que a aventura de James Bond também irá saltar para o ano que vem.

Enquanto isso, a Europa tenta retornar as atividades cinematográficas The Batman retomou suas filmagens na Inglaterra – mas o mundo ainda tem problemas: outro filme da Marvel, Thor – Amor e Trovão está prestes a iniciar suas filmagens na Austrália, porém, saíram notícias hoje de que a produção está mudando de local, saindo da capital Sydney (no sul do país) para o estado de Queensland (no norte), a 700 quilômetros de distância, como uma forma de fugir da Covid-19; informa o Mail Online (usando o Australian Daily Telegraph).