A Rádio BBC 2 anunciou que irá celebrar a data em que John Lennon comemoraria 80 anos de idade com um programa especial em que seu filho e também músico, Sean Lennon, irá entrevistar Paul McCartney, Elton John e seu irmão, Julian Lennon.

Lennon morreu aos 40 anos, em 1980, após ser alvejado por um fã com distúrbios mentais na entrada de seu apartamento em Nova York. Seu filho Sean Lennon tinha apenas 5 anos de idade então, e hoje é um músico do campo da vanguarda com boa recepção dos críticos. Pela primeira vez ele irá atuar como entrevistador na BBC para conversar com pessoas importantes na vida de seu pai.

Em primeiro lugar, Paul McCartney, que foi o grande parceiro musical de Lennon, aquele com quem escreveu a maioria do sucessos dos Beatles nos anos 1960. Depois, com Elton John, que é o padrinho de Sean, e um músico que desenvolveu uma grande amizade com Lennon e os dois gravaram juntos algumas canções e se apresentaram juntos no Madison Square Garden em 1974. Foi neste concerto em que Lennon se reencontrou com Yoko Ono, após 18 meses separados; no que resultou na reconciliação e no nascimento de Sean.

Por fim, Sean irá conversar com seu irmão mais velho, Julian Lennon, que nasceu em 1963, em pleno auge da beatlemania, filho de Cynthia Lennon, que se divorciou do músico em 1968, justamente após o beatle ter conhecido Yoko Ono. Julian teve uma relação meio conturbada com o pai famoso, mas os dois se reconciliaram antes de Lennon ser assassinado. Nos anos 1980, Julian se lançou como cantor e fez bastante sucesso em canções como Too late for goodbyes e Day after day. Hoje, sua produção musical é esparsa, e ele se dedica também à fotografia e à filantropia. Será a primeira vez que os dois irmãos irão conversar publicamente sobre o pai deles.

John Lennon at 80 será exibido em duas partes no sábado e domingo, 03 e 04 de outubro, de 21 às 22 horas no horário de Londres pela Rádio BBC 2.

E este nem será o único programa para celebrar o músico. Também vai ao ar John Lennon at the BBC, também no dia 04 de outubro, de 19 às 21 horas, trazendo arquivos, performances e entrevistas do compositor.

Ambos os programas estarão disponíveis por streaming na BBC Sounds.

A BBC 2 justifica os programas especiais pelo fato de Lennon ainda ser um dos artistas mais populares da rádio.

Lennon faria 80 anos no dia 09 de outubro.