A HBO Max confirmou algumas informações sobre a série de TV do Lanterna Verde que será exibido no canal de streaming da Warner Bros. Em primeiro lugar, o programa não terá Hal Jordan nem Jon Stewart, mas trará uma série de outros personagens conhecidos do universo da DC Comics, como Guy Gardner e os novatos Jessica Cruz e Simon Baz, além de Alan Scott.

Também foi revelado que o showrunner (o responsável por desenvolver a história da série) será Seth Grahame-Smith (de Batman – Lego), que atuará ao lado do produtor executivo Marc Guggenheim (do Arrowverso). A primeira temporada terá 10 episódios, o que sugere o estilo de programas de alto custo da HBO.

No passado já se havia comentado que Lanterna Verde abordaria uma história desenvolvida ao longo de duas décadas, sugerindo o arco de Sinestro, o homem que foi um dos maiores membros da Tropa dos Lanternas Verdes, mas terminou corrompido e se tornando seu maior inimigo. Se isso for verdade, chega a ser uma pena, pois seu arco nos quadrinhos é com Hal Jordan e pode gerar uma grande história, como foi nas HQs dos anos 2000, escritas por Geoff Johns e desenhadas pelo brasileiro Ivan Reis.

Mas a relação dos dois foi exibida no filme Lanterna Verde de 2011, estrelado por Ryan Reynolds, e um fracasso imenso de bilheteria. Algo ao qual a Warner com certeza não quer nem chegar perto.

Por outro lado, a ausência garantida de Hal Jordan e Jon Stewart sugere que os dois Lanternas Verdes mais conhecidos estão sendo resguardados para o cinema e, talvez, caiba à dupla estrelar o longamente anunciado Tropa dos Lanternas Verdes, que quem sabe um dia será lançado.

Nos quadrinhos da DC Comics a Tropa dos Lanternas Verdes é uma força policial espacial encarregada de defender a vida de grandes ameaças cósmicas, mantidos pela raça dos Guardiões no planeta Oa. Cada Lanterna Verde é armado por um anel cósmico poderosíssimo, construído de pura energia e capaz de projetar qualquer coisa que o usuário imaginar. Hal Jordan foi o primeiro terráqueo a fazer parte da Tropa, mas ao se tornar o maior Lanterna Verde da história abriu caminho para que outros habitantes da Terra ocupassem o cargo.

O Lanterna Verde foi criado em 1940 na revista All-American Comics, pelo escritor Bill Finger (cocriador do Batman) e o desenhista Martin Nodell. Na trama, Alan Scott é dotado de um anel mágico que lhe dá vários poderes. O conceito foi adaptado duas décadas depois, em 1959, quando o escritor John Broome e o desenhista Gil Kane criaram Hal Jordan e a história da Tropa dos Lanternas Verdes recrutarem seu primeiro terráqueo. Nas décadas seguintes, os artistas da DC Comics criaram vários outros Lanternas Verdes terráqueos, como John Stewart, Guy Gardner, Kyle Ryner até chegar à latina Jessica Cruz e o mulçumano Simon Baz.