A editora DC Comics revelou ontem o preview de Batman/ Catwoman, a maxissérie escrita por Tom King que encerra a fase do escritor com o cavaleiro das trevas. A história abordará o casal em três períodos de tempo: o passado, o presente e o futuro.

A prévia revela que a trama do presente mostrará o casal sob a ameaça de um antigo amor de Bruce Wayne: Andrea Beaumont, a vilã Fantasma. Além da capa oficial e das capas variantes, a editora divulgou algumas páginas da primeira edição, bem como uma descrição sintética da série:

  • Finalmente, Tom King retorna para a sólida saga românica de Batman e Mulher-Gato com seu colaborador em Heróis em Crise, o artista superstar Clay Mann!
  • Fazendo eco às tramas da épica temporada de King no Batman, este conto arrebatador é contado através de três linhas temporais: o passado, quando o morcego e a gata primeiro se apaixonaram; o presente, quando a união deles é ameaçada por um dos amores perdidos do Batman; e o futuro, quando o casal teve uma vida feliz e um legado – incluindo sua filha Helena, a Batwoman. E enquanto a história começa, depois de um longo casamento, Bruce Wayne faleceu – o que liberta Selina para atingir um antigo objetivo.
  • Em cada estágio de seu relacionamento, Bruce e Selina tiveram um mal-vindo acompanhante: o Coringa.
  • Oh, e o amor perdido de Bruce? É Andrea Beaumont—também conhecida como Fantasma. Apenas achamos que gostariam de saber.

O mais curioso sobre Andrea Beaumont é que ela é uma personagem criada para o universo de desenhos animados do Batman, tendo estrelado o primeiro longametragem derivado de Batman – The Animated Series, Batman – Mask of rhe Phantasm, em 1993; e será a primeira vez que aparecerá nos quadrinhos canônicos do homem-morcego.

Em A Máscara do Fantasma, Andrea Beaumont é um velho amor de Bruce Wayne, com quem esteve noivo no momento imediatamente anterior a ele se tornar o Batman. O filme mostra, inclusive, que o fato dela ter ido embora de repente foi um catalisador importante para que ele se tornasse o cavaleiro das trevas de uma vez por todas. Mas Andrea retorna em meio ao aparecimento de um sanguinário vigilante chamado Fantasma, que começa a tocar o terror no submundo do crime. No confronto com o vilão, Batman termina descobrindo que ele é Andrea.

A Máscara do Fantasma.

Essa história, por sua vez, era baseada no arco Batman: Ano Dois, escrito por Mike W. Barr e desenhado por Alan Davis e Todd McFarlane, em 1988. Na trama, Batman precisa enfrentar o Ceifador, um antigo criminoso vigilante que retorna a Gotham depois de 10 anos e na qual há uma personagem similar a Beaumont, Rachel Caspian, porém, diferente do desenho animado, o criminoso é o pai dela. Apesar de ter sido criada após a reformulação de Crise nas Infinitas Terras, depois de um tempo, Ano Dois foi considerada como não-canônica. O interessante é que o vilão Ceifador, por sua vez, era baseado em outro com o mesmo nome que apareceu em uma história de Dennis O’Neil e Neal Adams nos anos 1970.

Batman/ Catwoman 01 tem roteiro de Tom King e arte de Clay Mann e será lançada em 12 de janeiro de 2021, como parte de uma maxissérie em 12 capítulos. É uma sequência direta da temporada de King na revista Batman, na qual publicou 85 edições entre 2016 e 2019.