Há alguns dias atrás, o HQRock noticiou que o último concerto dos Beatles, o lendário The Rooftop Concert ou o Show do Telhado, irá ser exibido nos cinemas do mundo no formato IMAX. E agora, foi confirmado – via CNN Brasil – que o Brasil está incluído na programação. Dez cidades brasileiros irão exibir o longa extraído da série de TV The Beatles – Get Back, exibida originalmente em três capítulos no Disney+, e cuja a apresentação ao vivo é o clímax.

Get Back é dirigido por Peter Jackson (de O Senhor dos Anéis) e mostra as sessões que os Beatles realizaram em janeiro de 1969 para um projeto novo que envolveria um show ao vivo com canções inéditas a ser lançado como disco e filme. Porém, as tensões entre os membros da banda, a insatisfação com material criado e o prazo muito curto levaram o grupo a interromper e abandonar a empreitada. Contudo, para dar um fim ao documentário que estava sendo filmado, a banda, meio de improviso, subiu no telhado do prédio de sua gravadora, a Apple Corp., no centro de Londres no dia 30 de janeiro.

Sem fazer concertos há quase três anos, os Beatles tocaram uma sequência de cinco canções novas – Get back, Don’t let me down, Dig a pony, I’ve got a feeling e One after 909 – antes de serem interrompidos pela polícia, pois o show da banda tornou um caos a movimentação do centro de Londres na hora do almoço em pleno inverno.

Get Back cobre todo o período das sessões, entre os dias 02 e 31 de janeiro de 1969, e possui quase 8 horas de duração, mas o terceiro capítulo é fundamentalmente focado no The Rooftop Concert. A versão dos cinemas, focada apenas no Show do Telhado e com aproximadamente 60 minutos de duração, será exibida em cinemas com telas IMAX, o que proporcionará maior imersão do público nas imagens e no som do último show dos Beatles.

tles

The Beatles – Get Back: The Rooftop Concert terá estreia especial nos cinemas no dia 30 de janeiro, exatamente 53 anos depois do evento, em cidades especiais, com premières e tapetes vermelhos, mas terá uma breve temporada nas salas de projeção do mundo entre os dias 10 e 13 de fevereiro próximo. No Brasil, dez cidades exibirão o filme-concerto em IMAX:

  • São Paulo (Cinépolis JK Iguatemi, Espaço Itaú Pompeia, UCI Shopping Anália Franco)
  • Cotia (Cineflix Cotia)
  • Porto Alegre (2135 Walling)
  • Belo Horizonte (Multiplex Boulevard Shopping)
  • Curitiba (Shopping Palladium)
  • Ribeirão Preto (UCI Ribeirão Shopping)
  • Rio de Janeiro (UCI New York City)
  • Fortaleza (UCI Shopping Iguatemi)
  • Recife (UCI Kinoplex de Lux).

A notícia da CNN informa 10 cidades, mas a lista apresentada só traz nove.

A venda dos ingressos inicia no dia 31 de janeiro nos sites especializados.

A série Get Back, na íntegra, além de disponível no Disney+ também será lançada nos formatos DVD e Blu-ray.

Na época da banda, o material de filmagem e as gravações do ensaio ficaram arquivados por um tempo, mas foram lançados no filme e disco Let it Be, em maio de 1970, mais de um ano após as sessões e já depois do anúncio do fim do grupo. O filme Let it Be traz uma abordagem melancólica e sombria das sessões numa versão supersintética de apenas 90 minutos, com os melhores momentos do show do telhado incluídos. Três das cinco faixas executadas no concerto saíram em suas versões ao vivo no disco: Dig a pony, I’ve got a feeling e One after 909.