Mês que vem estreará no Festival de Cannes o primeiro filme oficial de David Bowie, após a morte do cantor e compositor. Moonage Daydream é dirigido por Brett Morgen e não é nem um documentário nem uma biografia, sendo fruto de cinco anos de trabalho a partir de centenas de horas de filmagens inéditas.

Morgen é o diretor de Montage of the Heck, sobre Kurt Cobain, um documentário inovador sobre o líder do Nirvana, que combinou filmagens de arquivo, entrevistas, gravações inéditas, os diários do compositor e desenhos animados para recontar sua biografia.

No caso de Bowie, Morgen trabalhou ao lado do tradicional produtor de Bowie, Tony Visconti, a partir de centenas de filmagens em 16 e 35 mm de performances do cantor reunindo 48 canções. Não há nenhum detalhe, nenhuma imagem do vindouro filme, apenas que seremos conduzidos a partir da vida criativa de Bowie e que ele mesmo faz a narração do filme.

David Bowie.

Este é o primeiro filme com autorização do espólio do compositor, ainda que existam uma série de documentários e mesmo cinebiografias sobre o camaleão do rock. Segundo a modelo Iman, viúva de Bowie, a família sempre se coloca no lugar do falecido compositor sobre esses projetos e a resposta é sempre “não”.

David Jones nasceu em 1947 e mudou o nome para Bowie na juventude. Ingressando o forte movimento de R&B de Londres no início dos anos 1960, o músico passou por diversas bandas bandas sem sucesso e se lançou como carreira solo em 1967, também sem sucesso, até que conseguiu emplacar o single Space Oddity e começou a chamar a atenção do público e da mídia, estourando totalmente com o álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, em 1972, na qual Bowie assumiu a persona de Ziggy Stardust, um roqueiro vindo de Marte, que cai na Terra e vira um astro.

Dali em diante, Bowie continuou criando outras personas (associando sua atitude, visual e musicalidade a tais facetas) e mudando de direcionamento musical ao longo de uma carreira cheia de grandes momentos, sendo um dos mais influentes artistas da era do rock em todos os tempos. Ele morreu aos 69 anos, em 2016, vítima de um câncer, enquanto lançava o álbum Dark Star.