A banda Foo Fighters anunciou essa semana os artistas que irão participar das homenagens para o baterista Taylor Hawkins, falecido em março último. O grupo já havia anunciado dois shows celebrativos do legado musical de Hawkins, que ocorrerão em duas datas do mês de setembro em Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos EUA.

O primeiro dos concertos ocorrerá no Wembley Stadium, em Londres, no dia 03 de setembro, e contará com Liam Gallagher (ex-vocalista do Oasis), Joshua Homme (da banda Queens of the Stone Age), Chrissie Hynde (da banda The Pretenders), Brian May e Roger Taylor (guitarrista e baterista da banda Queen), Geddy Lee e Alex Lifeson (baixista e guitarrista do Rush), o grupo Supergrass, Mark Ronson e Dave Chappelle.

Vale o comentário de que Lee e Lifeson passaram por uma situação similar, pois o Rush encerrou as atividades justamente por causa do estado de saúde de seu baterista Neil Peart, que faleceu há pouco tempo. E será a primeira vez que Lee e Lifeson irão tocar juntos desde então.

O segundo show será no dia 27 de setembro no Kia Forum, em Los Angeles, com a participação de Foo Fighters, Miley Cyrus, Joshua Homme, Joan Jett, Brian May, Mark Ronson e Alanis Morissette, Chris Chaney (da banda Jane’s Addiction), Stewart Copeland (baterista da banda The Police), Omar Hakum, Rufus Taylor (da banda de turnê do Queen), Wolfgang Van Halen e a banda Chevy Metal, que toca covers de heavy metal e da qual Hawkins era membro num projeto paralelo.

Os dois shows serão beneficentes a instituições que ainda serão anunciadas.

Taylor Hawkins foi o baterista do Foo Fighters a partir de 1997 (dois anos depois da fundação do grupo) e gravou 11 álbuns, não sendo apenas o baterista, mas também cantando suas próprias composições. Ele faleceu no último dia 25 de março, horas antes de um show do Foo Fighters em Bogotá, na Colômbia, em meio à turnê latino-americana que passaria no Brasil apenas alguns dias depois, aos 50 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco, provavelmente, relacionado ao abuso de substâncias psicoativas.