É oficial! A nova canção Now and then dos Beatles chegou ao 1º lugar das paradas do Reino Unido esta semana e bateu um novo recorde para o quarteto de Liverpool. Um fenômeno de vendas e de execuções em streamings, o site oficial da UK Official Charts considerou que tivemos a volta da beatlemania durante a última semana!

Lançada na quinta-feira da semana passada, Now and then é a “última canção” dos Beatles, pois reúne uma gravação caseira de John Lennon e contribuições de guitarra de George Harrison (ambos falecidos, em 1980 e 2001, respectivamente) com novas gravações de Paul McCartney e Ringo Starr, os dois ex-membros viventes. Na semana passada, mesmo tendo apenas 10 horas de vendagem desde o lançamento, o single já entrou nas paradas de sucesso do Reino Unido, ficando na incrível 42ª posição (com apenas 10 horas de vendas!).
Com o fechamento da parada desta semana, hoje, Now and then disparou sem concorrência para o 1º lugar, quebrando uma série de recordes no meio do caminho. Em primeiro lugar (olha!), foi o maior avanço de um compacto estreante de uma semana para outra: 41 posições! Em segundo lugar, é o maior intervalo entre o primeiro e o último “número 1” da história das paradas britânicas, considerando seu primeiro número 1 com From me to you em maio de 1963, a agora, 60 anos depois, em novembro de 2023. Em terceiro, é o maior intervalo entre “números 1” de um mesmo artista ao longo da história: a última vez que os Beatles haviam chegado ao topo das paradas de compactos da Grã-Bretanha tinha sido em junho de 1969 com The ballad of John and Yoko, somando portanto, 54 anos até agora. (O recorde anterior era de Kate Bush, com 44 anos entre Wuthering heights, em 1978, e Running up that hill, em 2022).
O feito também confirma os Beatles como o ato britânico com maior número de “números 1” nas paradas britânicas: 18. No cômpito geral, contudo, eles ainda perdem para Elvis Presley, que teve 21.

E também são a banda mais idosa a chegar ao 1º lugar das paradas, com a média de 82 anos, considerando as idades de McCartney e Starr. Ainda assim, isoladamente como artistas, eles ficam apenas em segundo e terceiro lugar, com 81 e 83 anos, respectivamente, porque Sir Captain Tom Moore chegou ao topo das paradas com 99 anos!
E não para por aí… a coleção de recordes do single continua… É a própria UK Official Charts quem conta: Now and then foi o compacto de venda mais rápida do ano no Reino Unido, combinando vendas físicas (48.600 cópias) e virtuais; também somou a maior venda semanal de um compacto em quase uma década (mais de 38 mil cópias), o maior desde o feito de Ben Haenow (com Something I need), vencedor do X-Factor de 2014; e é, por fim, o single de venda mais rápida do século XXI.
Em comparação aos seus próprios feitos recentes, a canção também faz história: Now and then é a faixa dos Beatles com maior número de streamings em uma única semana, com 5,03 milhões de execuções, ultrapassando o recorde de Here comes the sun, que conseguiu 1,05 milhões no ano de 2021 (e hoje é a canção de maior sucesso da banda no Spotify, com mais de 1,2 bilhões de execuções). O videoclipe de Now and then também é o mais assistido dos Beatles em uma semana, com 2,15 milhões de views contra também Here comes the sun, que chegou a 171,7 mil execuções em uma semana de 2019.
Uma série de feitos interessantes para uma banda que encerrou as atividades em 1970 e cuja metade de seus membros está morta há décadas.

Hoje mesmo, os Beatles lançaram as novas versões das coletâneas The Beatles: 1962-1966 (Red) e The Beatles: 1967-1970 (Blue), com novas mixagens de suas canções, inclusive, usando Inteligência Artificial para separar os sons em gravações antigas feitas com apenas 2 ou 4 canais (enquanto hoje em dia se usa 76, 100 ou mais canais!).
E nos Estados Unidos? Você deve estar perguntando… Bom, como comentamos na notícia recente do novo álbum dos Rolling Stones (veja aqui), a parada de sucessos dos EUA, medida pela revista Billboard, é um caso à parte, pois é inteiramente direcionada ao pop ou ao RAP, com um espaço nulo ao rock. A principal parada de sucessos da Billboard é a de singles, chamada Hot100, e na parada desta semana, por exemplo não existe um único número de rock entre as 100 mais ouvidas dos EUA.
Em compensação, Taylor Swift ocupa 8 posições no Top10 (incluindo as três primeiras), 13 das 20 primeiras e 20 do Top40. Historicamente se considera que o Top40 é o indicador de sucesso. Se entrou nas “40 mais” é hit. E a cantora ocupa metade das 40 canções mais ouvidas. Claro, isso traz à tona questões metodológicas de contagem e do que é considerado sucesso, pois a Billboard (tal qual a UK Official Charts, também) considera não somente a venda física de discos (CD, vinil e cassete), mas principalmente, vendas online (downloads) e execuções de streamings, usando ponderações matemáticas para equilibrar o peso de cada uma dessas categorias. Todavia, entra em questão uma diferença colossal ao que era considerado sucesso décadas atrás: quando se media apenas a venda de discos físicos (como se fazia até o início dos anos 2000) não se contabilizava quantas vezes a pessoa ouvia o disco que comprava, não é mesmo? Mas isso hoje conta, por causa da execução em streamings. Por outro lado, não faz sentido contar apenas compras online, pois o comportamento do consumidor mudou e as pessoas compram muito menos discos ou músicas hoje em dia, preferindo os serviços de assinatura por streamings que ofertam “gratuitamente” (pelo menos num sentido direto) as canções. Enfim, é uma discussão que precisa ser feita em algum momento…
Voltando aos Beatles… a Billboard criou paradas específicas, de nicho ou categoria, para melhor contemplar outros tipos de sucessos, como a Hot Rock and Alternative Songs, que dá ênfase ao mundo do rock, por exemplo. Neste quesito, os Beatles aparecem em destaque em duas paradas: o quarteto de Liverpool é o 1º lugar tanto na Digital Song Sales quanto na Digital Rock Song Sales, com Now and then, ou seja, sua canção é a mais vendida online em serviços virtuais de música dos EUA, tanto no nicho específico do rock, quanto da música em geral (contando qualquer gênero), o que é um grande feito. Ainda mais neste contexto.
Os Beatles se formaram em Liverpool na Inglaterra, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e lançaram seu primeiro single em 1962. Ao longo dos anos 1960, foram a banda de rock de maior sucesso do mundo e também a mais influente culturalmente, sendo representantes de uma revolução cultural. O grupo se separou em 1970, após 13 álbuns, mas seus membros seguiram em carreiras solo de sucesso.

