O HQRock já comentou diversos relançamentos de álbuns famosos, como Exile on Main Street dos Rolling Stones ou Layla de Eric Clapton. Parece que sem novos lançamentos à altura, as gravadoras têm que recorrer aos clássicos.

Outro desses casos ocorreu recentemente com a banda britânica The Yardbirds, que teve seu último álbum, Little Games, relaçado pelo selo Sundazed em dezembro de 2010.
The Yardbirds foi uma banda que surgiu no circuito de R&B de Londres; o mesmo que deu origem aos Rolling Stones. Inclusive, o grupo ficou famoso ao substituir o conjunto de Jagger, Richards & Cia no Crawdaddy Club de Richmond. Outro motivo que deixou os Yardbirds na história é que por ele passaram os três maiores guitarristas britânicos do rock clássico: Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page.
Clapton entrou para o grupo com 18 anos no fim de 1963 e, com ele, a banda fez suas primeiras gravações. Quando estouraram nas paradas britânicas e norteamericanas ao mesmo tempo com o single For your love, o guitarrista, à época um purista de blues, largou a banda e foi substituído por Jeff Beck. Este trouxe toda uma série de experimentações na guitarra, usando distorções, fade-out, reverb e, entre 1965 e 1966, os Yardbirds viveram sua fase de maior sucesso, com turnês incessantes pelos EUA.

Mas o clima tenso dentro do grupo fez o baixista Paul Samwell-Smith sair e ser substituído por Jimmy Page, já um famoso músico de estúdio. Logo, Page e Beck passaram a fazer um duelo nas guitarras que empolgou os fãs e a crítica, mas o conflito de egos afastou Beck definitivamente, que partiu para formar o The Jeff Beck Group.
Entre 1967 e 1968, Page comandou os Yardbirds. Por um lado, seus shows pesados, com uma guitarra ainda mais distorcida e o uso de extravagâncias como um arco de violino para fazer barulho fizeram de seus concertos bastante concorridos. Por outro, o interesse crescente da banda em psicodelia e folk inglês não transmitiu essa mesma energia para as gravações e a banda, sem sucesso algum, encerrou as atividades.

Coube a Page montar um grupo no mesmo formato chamado The New Yardbirds, que depois mudou de nome para Led Zeppelin e se transformou em uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
Apesar de vários compactos, Little Games foi o único álbum dos Yardbirds com Page. Os fãs não se interessam muito por ele porque se desvia do consagrado formato de R&B pesado da banda em favor de um folk psicodélico. Mas o trabalho impressionante de Page nas guitarras está lá em faixas como a faixa-título, No excess bagage, White summer, Glimpses e Tinker, Tailor, Soldier, Sailor.
O relançamento reproduz fielmente o material gráfico original e traz uma sonoridade muito boa, retirada das fitas originais da gravação. Além do conteúdo do álbum, o novo CD traz faixas bônus e também sairá em formato LP.

