Uma das séries de TV mais esperadas pelos fãs é WandaVision, que é desenvolvida pelo Marvel Studios por meio do canal de streaming de sua empresa-mãe, o Disney+, dando continuidade às aventuras de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, dos filmes dos Vingadores. E uma grande notícia vem das mãos do Murphy Multiverse, o ator Evan Peters, que viveu o Mercúrio nos filmes dos X-Men da Fox, interpretou um papel chave na série.

Nas HQs, Mercúrio é Pietro Maximoff, irmão gêmeo de Wanda. O personagem foi vivido por Aaron Taylor-Johnson em Vingadores – Era de Ultron (2015), quando Pietro e Wanda fazem parte de um grupo que faz oposição aos Vingadores e terminam aliciados pela HIDRA, sem ter a dimensão de que é uma poderosa organização terrorista. Testes com a Joia da Mente terminam conferindo grandes poderes aos irmãos e eles se unem a Ultron contra os Vingadores, mas quando percebem os planos de extermínio da Inteligência Artificial, acabam se aliando aos Vingadores contra ele. Na batalha final, Mercúrio é morto por Ultron, enquanto a Feiticeira Escarlate entra para o grupo.

A trama de WandaVision ainda não é clara, mas aparentemente, Wanda usará seus poderes para manipular a realidade, ou para criar uma ilusão extremamente realista, para voltar a viver com o Visão, que era seu namorado e foi morto por Thanos em Vingadores – Guerra infinita (2018). Esse mundo próprio – intuem os fãs – traria também seu irmão Mercúrio de volta dos mortos.

Contudo, Aaron Taylor-Johnson já disse em entrevistas que não tinha planos de retornar ao papel de Pietro Maximoff. E isso levanta a suspeita de que Evans Peter poderia ocupar seu papel, já que já interpretou Mercúrio nos filmes da Fox.

A 20th Century Fox era a dona dos direitos de adaptação dos X-Men ao cinema, não o Marvel Studios, que era dona da franquia dos Vingadores. Contudo, Feiticeira Escarlate e Mercúrio são personagens que surgiram nas histórias dos X-Men (são mutantes nas HQs) e se tornaram mais vinculados com os anos à revista dos Vingadores, por isso, marcaram um tipo de limbo jurídico que permitiu que fossem usados tanto pela Fox quanto pelo Marvel Studios.

Um acordo tácito foi feito entre Marvel (Disney) e Fox de modo que os irmãos Maximoff aparecem em Era de Ultron, mas Mercúrio morre no fim do filme e não aparece nos demais. Por sua vez, os filmes dos X-Men da mesma época (Dias de Um Futuro Esquecido, Apocalipse e Fênix Negra) trazem Mercúrio e sua irmã é até citada verbalmente no primeiro filme, mas nunca apareceu.

Em 2019, a novela chegou ao fim quando a Disney comprou a Fox e pôs, portanto, os personagens dos X-Men sob o mesmo teto do dos Vingadores.

Vingadores – Ultimato trouxe pela primeira vez o universo dos Vingadores tendo que lidar com linhas do tempo diferentes e coisas do tipo. Isso leva alguns a supor que Wanda poderia resgatar seu irmão vivo de uma outra dimensão, que seria aquela dos filmes dos X-Men.

Mas é mais provável, caso Evan Peter esteja mesmo interpretando Pietro Maximoff (o que é bem possível), que o Marvel Studios não seja tão radical, simplesmente, substituindo o ator que vive o personagem como já fez com alguns outros ao longo de seus filmes. (O caso mais célebre é o do personagem James Rhodes, vivido por Terrence Howard em Homem de Ferro, substituído por Don Cheadle nos filmes seguintes, como Homem de Ferro 2 e 3, Vingadores – Era de Ultron, Capitão América – Guerra Civil, Vingadores – Guerra Infinita, Vingadores – Ultimato).

Trazer Evan Peters – embora inusual – de voltar para interpretar Pietro Maximoff seria uma tirada esperta da Marvel e agradaria aos fãs com certeza, mesmo que isso levantaria muitas questões em relação a uma pretensa ligação com o Universo dos X-Men. Todavia, como é certo que Wanda aparecerá no filme Doutor Estranho na Loucura do Multiverso (veja o título), nada é impossível à esta altura, inclusive, uma menção como os filmes da Fox serem uma dessas realidades alternativas existentes.

Contudo, também é possível – e até provável – que Evan Peter esteja interpretando um outro personagem que não Pietro. Alguns apostam em Mefisto, versão do Diabo do Universo Marvel nos Quadrinhos e que teria um papel em WandaVision.

O Murphy Multiverse não é o mais confiável dos sites, mas às vezes, acerta. Ele garante que Peters assumiu o papel no fim do ano passado e já gravou suas cenas antes da paralisação de tudo pela pandemia mundial do novo Coronavírus.