
Em posts anteriores, o HQRock supôs que as informações e rumores que não param de rodar pela internet envolvendo The Dark Knight Rises, o último capítulo da trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan, poderiam ser liberadas ou manipuladas pela própria produção. O argumento ganha força, agora, com o início da Campanha Viral do filme.
Para quem não sabe, campanha viral é um termo criado para nomear as agressivas campanhas de marketing e divulgação dos produtos, geralmente do entretenimento, que ocorrem a partir da internet, mas não se encerram nela.

Em 2008, com o lançamento de Batman – O Cavaleiro das Trevas, o mundo viu uma das maiores campanhas virais que já se teve notícia. Seis meses antes da estreia, os fãs podiam acessar sites com jornais da fictícia cidade de Gotham City (o Gotham Gazette); assistir a programas de TV da cidade (com entrevistas com personagens dos filmes, por exemplo, como o candidato ao cargo de Promotor Público Harvey Dent [o ator Aaron Eckhart] ou o pretenso gangster Sal Maroni [Eric Roberts]); programas de TV de fofocas, com “notícias” sobre Bruce Wayne (Christian Bale) e o Capitão James Gordon (Gary Oldman). A campanha de Harvey Dent – com direito a discursos, botons promocionais e fotos – teve cobertura intensa pela internet, inclusive se acompanhando a apuração dos votos até a vitória.
Em seguida, foram feitos jogos nos quais pistas eram dissseminadas por meio de sites “virais” (que ficam pouco tempo no ar) para que os fãs achassem “tesouros”, com objetos cenográficos como cartas do Coringa (o vilão do filme) ou armas do Batman; e itens de verdade, como telefones celulares, nos quais James Gordon ou o Coringa se comunicavam com os vencedores pedindo ajuda para executar missões que revelavam outros prêmios.

A expectativa em torno do filme, portanto, ficou enorme. A morte de Heath Ledger (o Coringa) também deu uma “forcinha”, mas no fim das contas, o longametragem arrecadou US$ 1 bilhão.
Pois agora, a campanha viral de The Dark Knight Rises começou oficialmente. Com isso, as notícias e rumores sobre a produção – que já não eram poucos – só tendem a crescer. A primeira ação é um site thedarkknightrises.com que traz apenas uma tela preta. Quando se clica nela, aparece um arquivo de áudio com uma coro cantando o que parece ser uma canção hindu.Vale lembrar que algumas cenas foram gravadas na Índia na semana passada.
Além disso, há uma uma conta do twiter, #thefirerises. Cada clique na conta fez pedaços de uma imagem aparecerem até montar a primeira imagem oficial do filme, o que parece ser o vilão Bane. Há algumas semelhanças com o vilão dos quadrinhos.
Mais novidades devem surgir todos os dias!


No campo dos rumores – que como se disse, podem ser parte da campanha viral – está circulando na internet informações sobre uma das cenas que está sendo rodada em Londres (veja post sobre isso ontem!). Segundo os boatos, é uma cena de interrogatório tão intensa como aquele entre o Batman e o Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas, que o diretor Nolan nunca escondeu ser sua cena favorita no filme.
Na nova cena, entretanto, o interrogado é Bruce Wayne! E o interrogador seria Bane. Bruce Wayne preso? A identidade secreta do Batman revelada? Bane como parte da força policial de Gotham? Ou o Batman capturado pela Liga das Sombras?
Tudo especulação, contudo.
Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Nolan, o filme tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial) e Burn Gorman em papel não anunciado.

