Batman em seu batpod: cena com a moto será feita na Universidade Carnegie Mellon?

As filmagens de The Dark Knight Rises, o último capítulo da trilogia de Batman comandada pelo diretor Christopher Nolan, seguem intensamente na Inglaterra e na Escócia ao mesmo tempo. O HQRock vem descrevendo algumas delas, como a construção de um cemitério particular na Mansão Wayne; uma festa de gala na casa de Bruce Wayne; aviões e helicópteros voando; uma pessoa saltando de uma janela do prédio que servirá, aparentemente, como Hospital Geral de Gotham; a fachada do Departamento de Crimes Hediondos de Gotham; dentre outros.

No final de julho, a produção encerra sua passagem pelo Reino Unido – que envolve também filmagens em estúdio – e aporta nos Estados Unidos, onde irá fazer cenas externas em Pittsburgh e Nova York e novas gravações em estúdio em Los Angeles.

Fachada do Instituto de Engenharia de Software será uma prisão no filme.

A primeira parada é em Pittsburgh e parte das filmagens ocorrerá na conceituada Universidade Carnegie Mellon. O próprio site da instituição informou o conteúdo do que será gravado lá. Segundo a instituição, o lado externo do prédio do Instituto de Engenharia de Software (uma construção com base de pedra e tipo de vidraças) servirá como uma prisão e ocorrerão explosões, uma fuga, tiroteios e carros em movimento.

Fachada do Mellon Institute: uma moto descerá suas escadarias externas. O batpod?

Já em frente ao prédio do Mellon Institute (que não é especificado o que será no filme, mas é um belo prédio em estilo grego clássico) haverá uma luta entre dois homens que virará uma revolta. Além disso, alguém pilotará uma moto (o batpod?) no lobby do quarto andar, sairá pela porta da frente, descerá a escadaria e seguirá pela avenida adiante. Parece o tipo de coisa que o Batman faria.

Uma observação concreta que podemos tirar dessas descrições é que o ambiente de revolta e rebelião que tomariam conta de Gotham City (talvez, após uma fuga em massa do Asilo de Arkham ou da prisão de Blackgate) estarão mesmo no filme, conforme os rumores afirmam há tempos. Essa ideia reforça mais ainda os elementos do arco de histórias Knight Fall (A Queda do Morcego, no Brasil) em que o vilão Bane (que está no filme) libera todos os inimigos de Batman do Asilo de Arkham como uma maneira de enfraquecê-lo e derrotá-lo. Os vídeos pretensamente falsos que circularam na internet há algumas semanas atrás (leia sobre eles aqui no HQRock) tambem citavam um tipo de rebelião nas ruas.

O vilão Bane nos quadrinhos: libertando presos da cadeia para enfraquecer Batman. Arte de Graham Nolan.

Parece que o clima ficará bem pesado em Gotham City dessa vez. Com o Bane querendo quebrar suas costas, é bom o Batman ter cuidado.

Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados.