Capitão América: filme está sendo elogiado.

A produção do Marvel Studios, o braço cinematográfico da editora Marvel Comics, Capitão América – O Primeiro Vingador, estreia hoje nos Estados Unidos, mas a imprensa já vem assistindo o filme há alguns dias e as primeiras resenhas começam a sair.

A maioria delas é positiva, afirmando-o como um dos melhores filmes do Marvel Studios até aqui, dosando muito bem uma trama ambientada na II Guerra Mundial, com a ação típica dos filmes de Indiana Jones, que passam mais ou menos no mesmo período, conforme o próprio diretor Joe Johnston já havia anunciado.

O vilão Caveira Vermelha: motivações coerentes.

Outro ponto positivo alardeado é a impressionante conexão dele com os outros filmes do Marvel Studios: há a mitologia (e tecnologia) asgardiana presente em Thor; o desenvolvimento do Soro do Supersoldado que aparece em O Incrível Hulk; e o cientista e inventor Howard Stark, o pai de Tony Stark de Homem de Ferro tem papel de destaque, assim como aparece a Expo Stark de 1943 tão central à trama de Homem de Ferro 2. Os fãs da Marvel certamente vão amar estas e outras referências que, é importante dizer, segundo as críticas, em nada compromentem o entendimento do filme, apenas enriquecem a mitologia que o estúdio está desenvolvendo no cinema e que vai culminar em Os Vingadores no ano que vem, com a reunião do Capitão América, Hulk, Homem de Ferro e Thor em uma mesma equipe.

Howard Stark: conexão com os outros filmes.

Capitão América – O Primeiro Vingador é dirigido por Joe Johnston (O Lobisomen) e, além de Chris Evans como Steve Rogers, tem no elenco Hugo Weaving (Caveira Vermelha), Hayley Atwell (Peggy Carter), Sebastian Stan (Bucky Barnes), Tommy Lee Jones (General Chester Phillips), Samuel L. Jackson (Nick Fury), Dominic Cooper (Howard Stark), Neal McDonough (Dum Dum Dugan), Stanley Tucci (Dr. Abraham Erskine), Toby Jones (Arnim Zola) e Derek Luke (Gabe Jones). A estreia no Brasil é em 29 de julho.