Marion Cotillard: segredo revelado?

As filmagens de cenas externas de The Dark Knight Rises, o último capítulo da trilogia do Batman comandada por Christopher Nolan, prosseguem na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e podem ter revelado um dos maiores mistérios que cercam a produção até agora: o papel da atriz Marion Cotillard. Desde que a francesa foi contratada, se especulava que o seu papel seria o de Tália Head, a filha de Ra’s Al Ghul, mas ela foi oficialmente escalada como uma executiva da Wayne Interprises chamada Miranda Tate. Desde então, muita gente – inclusive o HQRock – passaram a refletir se “Miranda Tate” não seria apenas uma identidade falsa para Tália Head, tal qual Henri Ducard foi para o Ra’s Al Ghul no cinema.

"Miranda Tate" sobe em um tumbler: o que uma executiva da Wayne Interprises faz aí?

Uma rápida explicação. Nos quadrinhos do Batman do início dos anos 1970, a dupla Dennis O’Neil e Neal Adams introduziu Tália Head como uma “mercenária do bem” que combatia a Liga dos Assassinos (é, nos quadrinhos a organização é mais explícita). O homem-morcego a conhece e os dois se apaixonam. Logo depois, um vilão chamado Ra’s Al Ghul invade a batcaverna e sequestra o Robin, apenas para chamar a atenção do Batman e testar se ele era digno de desposar sua filha e herdar seu império. O cavaleiro das trevas recusou tudo isso, é claro, e desde então, os dois são inimigos que se respeitam, mais ainda Ra’s, que pensa que Bruce Wayne seria seu herdeiro perfeito.

No cinema, ao que parece, a lógica foi invertida. Em Batman Begins, Bruce Wayne (Christian Bale) vai ao Oriente e conhece a Liga das Sombras, onde é treinado por Henri Ducard (Liam Neeson), sem saber que ele Ra’s Al Ghul em pessoa, o líder da organização. Apesar de ser o melhor aluno de Ducard, Wayne renega o espírito assassino da Liga e decide voltar para Gotham City e usar seu conhecimento para combater o crime como o Batman. Depois, Ra’s e a Liga também vão a Gotham se vingar do dessertor, mas o vilão morre.

E anda acompanhada pela Liga das Sombras?

Agora, tudo leva a crer que realmente a executiva Miranda Tate é mesmo a Tália Head, a filha de Ra’s Al Ghul. Nas cenas filmadas em Pittsburgh flagradas por fãs e paparazzis, podemos ver claramente a atriz Marion Cotillard em meio a homens armados que parecem pertencer à Liga das Sombras, inclusive, subindo em um dos Tumblers (o batmóvel) camuflados tal qual o vilão Bane (Tom Hardy) já havia feito e sido registrado anteriormente.

A produção, sabiamente, nem confirma, nem nega.

Tália e Batman pouco antes de conceber Damian.

Se as suspeitas se confirmam, o papel de Tália no filme será o de traição. Os informes oficiais sobre a personagem diziam que ela era uma executiva responsável pela filantropia da Wayne Internprises. Daí para uma sedução do “volátil” Bruce Wayne é um passo. Se isso se confirmar, a Tália do cinema incorporará elementos de outra femme fatale dos quadrinhos do homem-morcego: Jezebel Jet, tal qual o HQRock também já tinha cogitado. Na saga de Grant Morrison, a dama é uma agente infiltrada da organização Luva Negra para destruir Bruce Wayne e o Batman.

Quanto à Tália propriamente dita, nos quadrinhos seu caráter é variável com o tempo. Inicialmente, era alguém que tentava não se interpor entre seu pai e seu amado, procurando conciliá-los na medida do possível. Depois, rompeu com o pai e virou uma poderosa aliada do Batman, inclusive tendo um papel fundamental no ataque do homem-morcego e do Superman contra o Presidente dos EUA, Lex Luthor. Numa jogada genial, Bruce Wayne aproveita o mandato do vilão para comprar a LexCorp e deixar Tália como CEO da companhia. Todavia, em seguida, ela sofreu uma lavagem cerebral e voltou-se contra o ex-amado. Seu papel atualmente é mais dúbio. Ah, nunca custa lembrar, Tália é a mãe do filho de Bruce Wayne: Damian Wayne, o atual Robin.

Para mais detalhes, leia o post do HQRock sobre a cronologia do Batman.

Ra's Al Ghul e Tália no desenho "Batman Contra o Capuz Vermelho".

Sem título oficial em português ainda – deverá se chamar Batman – A Ascensão do Cavaleiro das Trevas se seguir a tradição, ou mesmo Batman – A Ascensão, se quiser ser econômico – o novo filme estreia em 2012. Escrito por David S. Goyer e dirigido por Christopher Nolan, tem no elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard (Miranda Tate), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham), Matthew Modine (Nixon), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Josh Stewart, Burn Gorman, Joey King e Tom Conti em papeis não anunciados.