Ethan Hawke poderia ter sido o Batman...

O ator norteamericano Ethan Hawke (de Antes do Amanhecer) revelou em uma entrevista, pela primeira vez, que ele poderia ter sido o Batman em Batman Forever (Batman Eternamente no Brasil) filme de 1995 dirigido por Joel Schumacher e estrelado por Val Kilmer. Em conversa com a revista Details o ator afirmou que, na época, recusou porque não queria ir aos jogos do time de baseball New York Knicks e ouvir as pessoas comentando: “ei, cara, você foi um ótimo Batman!”. Ele também se justifica que quase aceitou o papel porque foi antes da má fase da franquia, quando Schumacher simplesmente a destruiu. Ainda assim, se diz arrependido, pois o aceite teria aberto as portas para novos trabalhos.

... que terminou nas mãos de Val Kilmer. Quem teria sido melhor?

A franquia de Batman nos cinemas começou em 1989 com Batman – O Filme de Tim Burton (de A Fantástica Fábrica de Chocalate e A Noiva Cadáver). O papel de Batman/Bruce Wayne coube a Michael Keaton e o filme foi um sucesso esmagador de bilheteria. Burton e Keaton repetiram a dose em Batman – O Retorno, de 1992.

Contudo, quando chegou a terceira vez, as ideias de Burton entraram em choque com os interesses da Warner Bros. e o diretor caiu fora, levando Keaton com ele. O estúdio contratou Joel Schumacher para substituí-lo e o papel de Bruce Wayne, que poderia ter sido de Ethan Hawke, acabou nas mãos de Val Kilmer (de Top Gun, The Doors e O Santo). Schumacher decidiu ignorar o tom sombrio, violento e gótico de Burton e criou uma Gotham City fluorescente num tom de deboche similar à infame série de TV dos anos 1960. Batman Forever – que contou com versões histéricas de Charada (Jim Carey) e Duas-Caras (Tommy Lee Jones) e a estreia de Robin (Chris O’Donell) – fez sucesso na bilheteria, mas não agradou à crítica nem aos fãs do personagem.

O Batman de Kilmer.

Por isso, no filme seguinte, Batman & Robin, o papel de Bruce Wayne coube a George Clooney. Mas Schumacher intensificou sua visão e o resultado foi tão ruim que a Warner decidiu cancelar a franquia.

Será que a presença de Ethan Hawke teria mudado alguma coisa? Ele seria um Bruce Wayne melhor do que Val Kilmer? Nunca saberemos.