Os Vingadores: filme de equipe.

Nos anos 1960, Stan Lee criou a maior parte do Universo Marvel – trabalhando com colaboradores de peso, como Jack Kirby, Don Heck e Steve Ditko – e por centralizar tudo, terminou desenvolvendo ao extremo o conceito de cronologia. Assim, desde cedo, Lee percebeu que uma das coisas mais divertidas de seus quadrinhos era reunir heróis de diferentes revistas e colocá-los em aventuras juntos. Mais do que isso, Lee também percebeu que os leitores adoravam ver uma briga entre esses heróis famosos e transformou esse elemento em uma espécie de espinha dorsal da Marvel Comics: quando dois heróis se juntam eles primeiro brigam entre si para depois se unirem contra uma ameaça maior.

Lee usou o recurso até a exaustão em suas histórias, usando o Hulk, por exemplo, para dar uma lição em qualquer um dos outros heróis da editora, e cobrindo de porrada desde Thor e o Homem-Aranha até o Quarteto Fantástico, os Vingadores e os X-Men.

Capitão América e Thor no trailer do filme.

Em recente entrevista à revista Empire, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, garantiu que Os Vingadores, o épico do Marvel Studios que reunirá nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, manterá a tradição dos quadrinhos e, antes de se unirem, os heróis do cinema irão brigar entre si. O trailer já divulgado, inclusive, mostra uma rápida cena de Thor partindo para cima do Capitão América e seu escudo.

Feige disse:

O que cada fã dos encontros da Marvel sabe é: o que acontece quando eles se encontram? Eles brigam uns com os outros e depois brigam juntos. Nós não nos distanciamos dessa direção.

Mas o executivo tenta manter o discurso de que o que move o filme são os personagens, não a ação.

O que as pessoas devem perceber até agora não é apenas os novos personagens ou uniformes, o que é legal, mas a interação entre os personagens. A história que estamos tentando contar é de modo que cada personagem tenha algo para colocar nela, todos eles acrescentam alguma coisa à festa.

Thor vs. Homem de Ferro nos quadrinhos...
... mantêm a tradição da Marvel. Texto de J.M. Straczynski e arte de Olivier Coipel.

 

Além disso, se trata de um filme de equipe:

 

As melhores histórias dos Vingadores são aquelas em que ninguém é o líder. Joss [Whedon, o diretor e roteirista] tem feito um grande trabalho em fazer este realmente um filme de equipe. Loki e Fury, se muito, podem realmente comandar a história em alguns pontos, mas Jeremy Renner [o Gavião Arqueiro] pode roubar o vilme com seu arco de flecha. Nós não queríamos fazer um “Homem de Ferro e Seus Amigos”. O Homem de Ferro é uma parte gigante do filme e as pessoas perceberam isso quando ele chegar, mas é um filme dos Vingadores.

Dirigido e escrito por Joss Whedon, Os Vingadores, estreia em 2012 reunindo um elenco estrelar: Samuel L. Jackson (Nick Fury), Robert Downey Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson(Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro), Tom Hiddleston (Loki), Stellan Skargsgard (Dr. Selvig), Clark Gregg (Agente Coulson), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Amanda Righetti (agente da SHIELD). Jeffrey Wright apareceu recentemente vinculado ao filme, mas sua participação não foi confirmada nem negada.