
Os X-Men, uma das mais populares equipes de heróis da Marvel Comics, tiveram uma fase de ouro entre 1977 e 1981 quando foram escritos por Chris Claremont e coescritas e desenhadas por John Byrne. Agora, um exemplar original de uma página desenhada por Byrne foi a leilão e bateu um recorde: a arte original de uma página de Uncanny X-Men 137, de 1980, foi vendida a um comprador anônimo por US$ 65,72 mil.
A página é particularmente importante porque é exatamente aquela que antecede a Morte da Fênix, no capítulo final do longo arco A Saga da Fênix Negra, a mais importante história desenvolvida pela dupla Claremont e Byrne – e que também foi o estopim de uma grave crise entre os dois artistas, aumentada pela intervenção do Editor-Chefe da Marvel na época, Jim Shooter, que resultaria no fim da parceria algum tempo depois. Esse “detalhe” é perceptível até na página comercializada: há o aviso de “reescrita” no topo e a mudança da página de 33 para 44. Isso porque Claremont, Byrne e Shooter discordavam sobre o final da saga e o chefão da editora impôs a sua visão.

Apesar do alto valor, esta ainda não foi a página de arte original dos quadrinhos: um colecionador pagou a exorbitante fortuna de US$ 480 mil por uma página da terceira edição de The Dark Knight Return, de Frank Miller, chamada no Brasil de Batman – O Cavaleiro das Trevas (e recém-republicada no país pela editora Panini Comics).
Para saber mais sobre os X-Men de Claremont e Byrne leia um post do HQRock sobre a trajetória dos heróis mutantes nos quadrinhos e outro sobre a carreira de Byrne, que foi uma das maiores estrelas do gênero nos anos 1980.
Os X-Men foram criados por Stan Lee e Jack Kirby em 1963.
A Saga da Fênix Negra está disponível atualmente no Brasil em Os Maiores Clássicos dos X-Men 04, editado em 2006, da editora Panini, nas livrarias, e serviu ainda de inspiração para o roteiro do filme X-Men – O Confronto Final.


Sinceramente eu não consigo entender . Eu tenho um exemplar de Uncanny X-Men #137 original em inglês , então eu tenho 120 mil reais ?
GostarGostar
Não, Gabriel. O que foi a leilão foi a arte original à lápis feita por John Byrne para a revista. A página que ele desenhou e enviou à Marvel Comics. Essas páginas são fotocopiadas e é em cima da cópia que são aplicadas o naquim da arte-final e as cores, bem como o texto. O orignal é preservado em lápis por causa do valor artístico.
Você tem a cópia impressa e publicada dessa arte.
O desenho original tem uma “áurea” artistica e, portanto, um valor aumentado no mercado.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!
GostarGostar