
Embora seja uma empresa relativamente pequena e opte por produzir um filme de cada vez, parece que o Marvel Studios pretende intensificar seus trabalhos de agora em diante, tendo em vista os sucessos de Thor (maior bilheteria de um filme de super-heróis em 2011) e Capitão América – O Primeiro Vingador; e a expectativa por Os Vingadores, que sai este ano. Neste exato momento, Homem de Ferro 3 e Thor 2 estão em pré-produção, com o primeiro podendo começar suas filmagens já em maio próximo.
A sequência de Capitão América também deve iniciar suas filmagens este ano; é o que garante o ator Neal McDonough, que viveu Dum Dum Dugan no primeiro filme, um dos membros do Comando Selvagem, grupo de elite do exército dos aliados que auxilia o Capitão América em suas missões na II Guerra Mundial. O ator afirmou isso em entrevista a um blog do site IMDb.

McDonough disse:
Eles planejam filmar [Capitão América 2] no fim do ano, porque a Marvel roda um filme de cada vez. Então eles vão filmar Thor 2 e, quando terminarem, farão Capitão América 2.
O prazo é mais cedo do que se esperava. Tendo em vista as produções de Homem de Ferro 3 e Thor 2, Capitão América 2 seria o terceiro filme do Marvel Studios em produção em 2012, sem contar com o lançamento de Os Vingadores. Mas é possível.

Homem de Ferro 3 e Thor 2 estão agendados para estrearem em 2013, mas a Disney – que adquiriu a Marvel há alguns anos – já agendou duas datas de 2014 para o lançamento de filmes da Marvel, embora não se saiba que filmes são estes. Um deles, provavelmente é o do Capitão América.
Outra informação interessante na fala do ator é sua própria presença no filme. Afinal, embora os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely tenham expressado seu grande interesse de que Capitão América 2 se passasse ainda nos tempos da II Guerra Mundial, já é certo que o filme estará baseado no presente. Steve Rogers é o único que ficou congelado por mais de 70 anos e voltou à ativa no presente, jovem como era nos anos 1940.
Mas este não é o caso de Dum Dum Dugan até que se prove o contrário. Nos quadrinhos, Nick Fury e Dum Dum Dugan fizeram parte do Comando Selvagem e vários de seus membros sofreram um experimento na qual deixaram de envelhecer. Por isso, Fury e Dugan conheceram o Capitão América nos anos 1940 e hoje ainda interagem com os heróis do Universo Marvel, como os Vingadores.
Este não parece ser o direcionamento dos filmes, que adotam uma postura mais realista, na qual Fury não lutou na II Guerra, pois não tem idade para isso. (Quando o Universo Marvel foi criado, nos anos 1960, Fury podia ser um veterano, pois só tinham se passado 20 anos; mas como a cronologia dos personagens é muito mais lenta que o tempo normal, tiveram que criar uma desculpa posterior para justificar como Fury ainda é um agente secreto capaz de sair no braço com Wolverine em situação de igualdade tendo quase 100 anos de idade).

Portanto, se Dugan está em Capitão América, então, Christopher Markus e Stephen McFeely conseguiram garantir outra de suas vontades: que a sequência mescle flashbacks dos anos 1940 com uma trama no presente. (Leia mais sobre isso aqui).
Não há detalhes sobre a trama do filme, nem quem será o vilão. Ossos Cruzados, Soldado Invernal, Barão Zemo e MODOK têm sido cogitados. É bem provável que o Caveira Vermelha(do primeiro filme) também termine aparecendo. (Leia mais sobre os vilões possíveis para o filme aqui).

