Estatuetas com o trio de personagens principais de "Ressurge": conexões ainda misteriosas.

O segredo em torno de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, o último capítulo da trilogia do homem-morcego comandada por Christopher Nolan, é tão grande que, terminadas as filmagens, em Nova York em novembro passado, as notícias sobre a produção praticamente se extinguiram. As capturas de fotos e filmagens não-profissionais por paparazzis permitiam toda a sorte de boatos, rumores e confirmações, mas na medida em que a produção se voltou para a finalização na sala de edição, a Caixa de Pandora se fechou de novo.

Nova pistas surgem agora, quando um site que vende material de merchandising oficial sobre o filme – como cartazes especiais – trouxe uma sinopse do filme. É a primeira que traz algo da trama, já que as outras anteriormente reveladas falam apenas da produção em si. Eis o que diz o texto:

Quando o Comissário Gordon se depara com um plano de destruir Gotham City a partir de dentro, Bruce Wayne volta à ação como o Batman. Esperando por ele estão a misteriosa Selina Kyle e Bane, um adversário letal numa cruzada para destruir o legado do Batman pedaço por pedaço.

"O Cavaleiro das Trevas": para muitos a melhor história do Batman. Elementos no filme?

A descrição se encaixa no pouco que sabemos sobre o filme até agora, mas ainda traz algumas dicas à reflexão. O que significa “Bruce Wayne volta à ação?”. É simplesmente um gancho sobre ser um novo filme? Bruce Wayne vai deixar de ser o Batman por um tempo e é obrigado a voltar por causa do ataque de Bane? Isto traz ecos de Batman: O Cavaleiro das Trevas, a história em quadrinhos de Frank Miller lançada em 1986 e que acabou de ganhar uma nova edição aqui no Brasil e será adaptada como um longametragem animado em breve pela DC Comics e a Warner Home Video (Leia aqui).

Quem já assistiu aos trailers já notou que Bruce Wayne (Christian Bale) usa uma bengala em algumas cenas do filme. Esta condição é causada especificamente por Bane (Tom Hardy) em uma luta ou é simplesmente o fruto de anos de ação como Batman? Lembre-se de que Ressurge se passa oito anos depois de Batman – O Cavaleiro das Trevas, o filme anterior, conforme já confirmou o diretor Christopher Nolan.

O que acontece com o Batman no filme? Surra? Prisão? Morte?

Conforme o HQRock já discutiu nas infindáveis notícias sobre as filmagens, é fato que o Batman desaparece em algum momento da trama, pois no teaser trailer vemos o Comissário Gordon (Gary Oldman) pedindo a uma figura misteriosa, que pode ser Bruce Wayne usando uma máscara de pano, para que ele volte, pois o Batman desapareceu. As pistas para o motivo do “sumiço” recaem sobre ser uma surra de Bane. A surra em si com certeza ocorrerá, pois no último trailer vemos uma cena do Batman bastante machucado e Bane dizendo para ele algo como “Quando Gotham tiver sido destruída, aí sim, você terá a minha permissão para morrer”, além de jogar no chão uma máscara do Batman toda quebrada.

Tom Conti e Christian Bale na cena em questão: passado ou presente?

O que é feito com Bruce Wayne a partir daí ainda é um mistério. Ele permanece em Gotham, vivendo apenas como playboy milionário e andando de muletas até o grande ataque de Bane? Outra possibilidade aventada por sites é a respeito de que ele é feito prisioneiro pela Liga das Sombras, mantido em uma prisão, que pode ser o cenário na Índia por onde o filme começou a ser filmado, lá por volta de maio de 2011. Aparentemente, há uma cena neste cenário nos trailers, quando Bruce Wayne aparece barbado no que parece uma prisão e ouve aquele canto característico do filme em uma língua desconhecida e pergunta a um velho interpretado por Tom Conti “O que estão dizendo?”, e ele diz “Rise”, ascensão.

Liam Neeson treina Christian Bale em Batman Begins: Ra's Al Ghul e seu legado serão centrais no novo filme.

A interpretação em cima dessa cena também varia. Pode ser Bruce Wayne feito prisoneiro pela Liga das Sombras, mas também pode ser uma cena retroativa, mostrando novos elementos e fatos do treinamento de Wayne com a Liga que vimos em Batman Begins (Bruce Wayne está barbado naquelas cenas). A probabilidade dessas novas cenas do passado é grande, principalmente para “refrescar” a memória dos expectadores e criar vínculos com as histórias de Bane e de Talia, a filha de Ra’sAl Ghul, o líder da Liga, vivido por Liam Neeson no primeiro filme. Talia muito certamente é a personagem de Marion Cotillard, embora ela ainda seja descrita oficialmente como Miranda Tate, uma executiva da Wayne Enterprises que vai ajudar Bruce Wayne a desenvolver a filantropia na empresa. Tudo isso pode ser verdade, mas apenas como uma fachada para Talia se vingar da morte de seu pai.

Marion Cotillard gravando cenas junto aos mercenários da Liga das Sombras reforça a hipótese dela ser Tália Al Ghul.

Outro ponto para as cenas retroativas é a presença de Josh Pence no papel do jovem Ra’s Al Ghul. Também há uma Talia mirim interpretada por Joey King, algo que ela mesma confirmou em entrevista. E não é impossível que o próprio Liam Neeson tenha gravado novas cenas para o filme, já que com absoluta certeza ele esteve nos sets de filmagem em Londres. Se só visistando ou trabalhando ninguém tem certeza, mas a narração do primeiro teaser trailer é dele e é uma fala nova e não algo tirado de Batman Begins.

Capa de romance adaptando "Terra de Ninguém" por Greg Rucka.

Também é importante notar que entre o material vendido no site sobre o filme há um cartaz do Comissário Gordon reportado como “fugitivo“. Isso reforça ainda mais a ideia de que parte da trama de Ressurge terá vinculações com o arco Terra de Ninguém (No Man’s Land), publicado nos anos 1990. Na história, escrita em boa parte por Greg Rucka, Gotham City é oficialmente declarada como “terra de ninguém” pelo Governo dos EUA após ser virtualmente destruída por um grande terremoto. A cidade deixa de ser território dos EUA e o Governo não se responsabiliza por quem decide ficar, literalmente proibindo qualquer um de sair ou entrar do lugar.

É possível que essa trama seja adaptada para o filme como o resultado do ataque da Liga das Sombras, que toma a cidade e a coloca em estado de sítio. Também é possível haver um terremoto, pois para muitos, a misteriosa arma da esfera metálica de Bane é exatamente uma “máquina de terremotos”. Não é impossível, pois pode ser uma evolução da máquina de microondas usada pela Liga das Sombras em Batman Begins. Ainda há quem pense que pode ser uma bomba com um Pulso Eletro-Magnético ou simplesmente uma bomba nuclear, como uma Bomba de Nêutrons.

O batwing espreita a misteriosa máquina de Bane nas filmagens em Nova York.

Mas o site Comic Book Movie encontrou uma pista fortíssima para mostrar que pode ser mesmo uma “máquina de terremotos”: houve um experimento científico liderado pela Universidade de Copenhague, na Noruega, em 2007, que visava testar os efeitos e consequências de um terremoto, causando um tremor de terras artificial por meio de bombas detonadas em falhas geológicas. O interessante é que o nome do experimento era Magnus Rex, que curiosamente, é justamente o nome de trabalho de Ressurge, ou seja, o nome usado pela produção para chamadas de elenco, pedidos de intervenção urbana etc. para chamar menos a atenção.

Cartazes vendidos em site: por que Gordon é fugitivo?

Não deve ser coincidência. Então, segredo matado: é uma máquina de terremotos. Taí o tremor mostrado nos prédios de maneira digital no logo do Batman no primeiro teaser trailer para provar.

O que reforça ainda mais a possibilidade de elementos de Terra de Ninguém, inclusive, elementos das filmagens, como parte da equipe policial sitiada dentro do prédio da prefeitura e a possibilidade de o Batman estar fora da jogada, machucado ou preso. E outros elementos da filmagem dão pistas de um clima de guerrilha, como o confronto gigante entre a força policial e os mercenários da Liga das Sombras em plena Wall Street, em Nova York (se passando pelo Distrito Financeiro de Gotham City); o comportamento sorrateiro e suspeito do policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) em meio a becos e esquinas; as cenas gravadas em Los Angeles etc.

Tudo isso só aumenta o interesse pelo filme, que aparenta ser um grande épico combinando elementos de histórias clássicas como Cavaleiro das Trevas, A Queda do Morcego e Terra de Ninguém. (Para saber mais sobre essas histórias, leia um post do HQRock sobre as melhores histórias do Batman clicando aqui).

Por fim, só mais uma nota: há a possibilidade de Christopher Nolan e parte do elenco comparecerem à Internacional Comic-Con em San Diego, em julho deste ano, algo que até hoje nunca aconteceu.

Com história de David S. Goyer e Christopher Nolan; roteiro de Christopher Nolan e Jonathan Nolan; dirigido por Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge tem no elenco: Christian Bale (Batman/Bruce Wayne), Gary Oldman (Comissário Jim Gordon), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato), Tom Hardy (Bane), Marion Cotillard(Miranda Tate/Talia Al Ghul), Joseph Gordon-Levitt (John Blake), Morgan Freeman (Lucius Fox), Josh Pence (o jovem Ra’s Al Ghul), Juno Temple (Holly Robinson), Nestor Carbonell (prefeito de Gotham, Anthony Garcia), Matthew Modine (Nixon), Alon Abutbul (Dr. Leonid Pavel), Joey King (jovem Talia Al Ghul), Aiden Gillen (agente da CIA), Daniel Sunjata (policial), Diego Klattenhoff (policial), além de Adam Rodriguez, Rob Brown, Will Estes, Josh StewartBurn Gorman e Tom Conti em papeis não anunciados. A data de estreia no Brasil será em 27 de julho de 2012, uma semana após a estreia nos EUA.

Batman foi criado por Bob Kane em 1939 e é publicado pela editora DC Comics desde então.