
Com a confirmação da data de estreia de Capitão América 2, dias atrás, a grande massa de fãs do personagem começa a especular mais forte sobre quem será o vilão do filme. Surfando na onda, o site Comic Book Movie fez uma votação sobre o tema, que inclusive ainda não está encerrada.

O resultado parcial dá ganho ao Soldado Invernal, com 1513 votos, 32,23% do total. Nos quadrinhos, o personagem nada mais do que James Buchanan Barnes, o Bucky, o parceiro do Capitão América na II Guerra Mundial, dado como morto no acidente que resultou no congelamento do herói principal. Barnes foi encontrado vivo pelos Russos da União Soviética, que fizeram uma lavagem cerebral nele e implantes biônicos que o transformaram no Soldado Invernal, o maior espião e assassino da Guerra Fria e eventual namorado da Viúva Negra, que era outra espiã da época. Para que ele não envelhecesse, os soviéticos o tiravam de circulação a cada missão, mantendo-o em animação suspensa periodicamente. No presente, ele foi desperto e entrou em choque com o Capitão América, que conseguiu reverter a lavagem cerebral e se tornou novamente aliado do Capitão, seu substituto quando aquele foi dado como morto por um período e membro dos Novos Vingadores.
No filme, a situação de James Barnes é simplificada, mas ainda coerente com os quadrinhos: Barnes é um pouco mais velho do que Steve Rogers e tem uma postura protetora. Ele ingressa como soldado na II Guerra e vai compor um regimento especial do exército que fica conhecido como Comando Selvagem. Rogers, já como o Capitão América, encontra com o grupo e eles se unem em uma série de missões secretas contra os nazistas e a HIDRA, a organização liderada pelo Caveira Vermelha. Em uma das cenas, Bucky é capturado por aquele vilão e o cientista Arnim Zola e fica subtendido que alguns testes foram realizados nele. Como nos quadrinhos, Bucky também é dado como morto no filme, só que dessa vez, ele cai de um trem em movimento em uma montanha; mas sua volta é tida quase como certa.
De fato, o Soldado Invernal tem realmente grandes chances de aparecer em Capitão América 2 ou no 3.

O segundo colocado da votação foi o Barão Zemo, que ficou com 1436 votos, 30,59% do total. Nos quadrinhos, o vilão Helmut Zemo é um cientista nazista que combate o Capitão América e Bucky ainda na II Guerra Mundial. Inclusive, ele é o responsável pelo acidente que leva ao congelamento do Capitão e à captura de Bucky pelos Soviéticos. O vilão é encontrado pelo Capitão no presente, quando este desperta depois de décadas congelado. Contudo, como Zemo é o fundador dos Mestres do Terror, a primeira superequipe de vilões a combater os Vingadores, o personagem é um dos candidatos a também aparecer na franquia do grupo. Mas os fãs apostam, por meio dos comentários do site, num Capitão América 2 com uma trama que uniria Zemo e o Soldado Invernal.

Surpreendentemente, em terceiro lugar está o Treinador, com 9,52% dos votos, um vilão que tem a capacidade de copiar as habilidades e movimentos de qualquer pessoa e surgiu nas aventuras dos Vingadores. Embora tenha aparecido algumas vezes na revista do Capitão América não é um vilão forte do personagem. Na votação, ele ocupa um lugar que poderia ser dos Ossos Cruzados, o braço direito do Caveira Vermelha, e que só aparece com 5,11%.

Em quarto lugar, com 7,26% dos votos, está o mesmo Caveira Vermelha do primeiro filme. É muito provável que o vilão apareça em Capitão América 2, mas não mais como o vilão principal. Talvez, como um agente nas sombras, preparando terreno para uma volta mais aberta no fecho da trilogia.

Em quinto lugar na votação dos fãs está MODOK, com 6,79%, um dos preferidos dos leitores de quadrinhos, um androide marcado por uma cabeça enorme e criado pela IMA (Ideias Mecânicas Avançadas) um dos grupos terroristas mais tradicionais da Marvel. A IMA poderia ser uma ótima substituta para a HIDRA nos dias atuais e é presença certa nas histórias do Capitão América e do Homem de Ferro. Os próprios roteiristas de Capitão América 2, Christopher Markus e Stephen McFeely, já falaram em entrevistas que adorariam colocar MODOK no filme, mas que enfrentaram a resistência dos estúdios. (Veja aqui).

Entre os outros vilões da votação, todos com menos de 5% dos votos, aparecem o Barão Von Strucker e a Madame Hidra, dois personagens que já foram líderes da HIDRA em tempos mais recentes, bem como Pecado, a filha do Caveira Vermelha, que também tem altas chances de aparecer em um papel menor.
Também não podemos esquecer os coadjuvantes típicos do universo do Capitão América nos quadrinhos. Além de Nick Fury e a SHIELD, que parecem certos, também têm grandes chances de aparecer personagens como a agente da SHIELD, Sharon Carter, a principal namorada do herói; e o assistente social Sam Wilson, que vira o herói Falcão. Tendo em vistas as histórias recentes do personagem e sua conexão com o Soldado Invernal, é possível que a Viúva Negra também apareça.
Capitão América 2 mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely. Não há ainda detalhes sobre o restante do elenco. Até agora, apenas Chris Evans está confirmado no papel principal, mas de acordo com a sinopse divulgada, Samuel L. Jackson voltará ao papel de Nick Fury. O cargo de diretor ainda está vago, mas já há candidatos (veja aqui).
O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

